keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Novo alerta da Defesa Civil; Ciclone em SC vai provocar ventos de até 100 km/h

Previsão indica ainda a condição de geada ampla em Santa Catarina

massa de ar frio pode trazer geada e neve para sc 20220514 2099929321 Visor Notícias
Divulgação

A Defesa Civil estadual emitiu alerta para a ocorrência de rajadas de ventos de até 100 km/h, principalmente no Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a partir da noite desta segunda-feira, 16, causadas por um ciclone que se aproxima da costa catarinense.

Além dos ventos fortes, a próxima semana será marcada por uma intensa massa de ar frio de origem polar que avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana. “Em regiões mais altas do Estado, com Urupema e Bom Jardim da Serra, as temperaturas podem chegar a -7ºC, -8 ºC”, adianta Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

Segunda ela, há possibilidade de ocorrência de neve no Estado. “O indicativo é de que ela ocorra entre terça e quarta, no Planalto Sul catarinense, mas ainda é cedo para confirmar”. Gilsânia explica que é preciso a combinação de frio e umidade. “Frio não vai faltar”, destaca a meteorologista.

Já umidade estará associada a um ciclone extratropical posicionado próximo à costa do Rio Grande do Sul. Gilsânia explica que será preciso confirmar se realmente esse ciclone vai se posicionar de acordo com a previsões. “Caso ele fique um pouco mais afastado, vai faltar umidade, que é um dos ingredientes principais para a ocorrência da neve”, esclarece.

Há ainda a condição de geada ampla em Santa Catarina. A partir da quinta-feira , 19, o ciclone se afasta para alto mar diminuindo a intensidade do vento e favorecendo o deslocamento de ondas altas em todo o Litoral de SC, deixando o mar muito agitado e com risco para ressaca.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Outono chegou com mudanças bruscas nas temperaturas de SC

Mas afinal, quais são as características do Outono? Confira na íntegra:

Tempo

Amanhecer será gelado mas o sol deve predominar em SC

Apesar das manhãs frias, as temperaturas devem subir rapidamente chegando ao dobro

Tempo

Meteorologista diz que as chuvas estão com os dias contados em SC

Chuvas devem cessar, com retorno do sol ainda esta semana

Tempo

Temperaturas começam despencar em Santa Catarina

Há previsão de que as temperaturas possam atingir 0ºC nas baixadas e, pontualmente, valores negativos

Mais notícias