keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Novembro com chuva frequente e frio tardio em SC

Na primavera e verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo

acidente na serra dona francisca deixa tres criancas e dois adultos feridos 1552326477 Visor Notícias

 

A previsão é de chuva abaixo da média climatológica para SC, no trimestre. No entanto, novembro deve seguir o padrão de chuva frequente, observado em outubro, com totais próximos a média. Em dezembro e janeiro a chuva começa a ocorrer de forma mais isolada, associada a convecção, com valores abaixo da média climatológica.

Na primavera e verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site da Epagri/Ciram.
     
Em novembro a chuva diminui, em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo a partir da segunda quinzena de novembro. Ciclonesextratropicais continuam frequentes em novembro e dezembro, intensificam o vento no litoral e deixam omaragitado comressaca e perigo para a navegação no Litoral.

Temperatura

Em novembro, a previsão é de frio tardio em SC, com temperatura entre a média climatológica a ligeiramente abaixo, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul, devido a influência de algumas massas de ar frio, especialmente na primeira quinzena do mês. Em dezembro e janeiro, a previsão é de temperatura mais elevada, com valores entre a média climatológica e acima.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

VÍDEO: Bebê “campeiro” faz sucesso com vida na fazenda em SC

Um único vídeo soma mais de 150 milhões de visualizações

Geral

Duas apostas de SC acertam a quina e prêmio principal acumula para R$ 100 milhões

O sorteio da Mega-Sena 2714 foi realizado na noite desta quinta-feira (18)

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Mais notícias