keyboard_backspace

Página Inicial

Empregos

Novas regras da Outorga Onerosa de BC devem gerar empregos

A medida chega em boa hora para o setor da construção civil, que tem se caracterizado como importante motor na geração de empregos e aquecimento da economia no município

WhatsApp Image 2022 06 28 at 14.27.57 Visor Notícias
Divulgação

Aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, a Lei Complementar Nº 89, de 22 de junho de 2022, definiu novas regras para o pagamento da Outorga Onerosa de Potencial Construtivo Adicional na cidade. A partir de agora, os interessados na compra deverão pagar 30% do certificado no momento da liberação do alvará de licença para construção e o saldo em até 18 meses. Antes da LC 89/22, quem adquirisse a Outorga Onerosa de Potencial Construtivo Adicional deveria pagar 50% no ato da compra e o restante em até 12 meses.

A medida chega em boa hora para o setor da construção civil, que tem se caracterizado como importante motor na geração de empregos e aquecimento da economia no município. O presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, engenheiro Nelson Nitz, reforça que a outorga onerosa é um instrumento fundamental para o crescimento das cidades, especialmente na área de desenvolvimento e infraestrutura urbana. Nitz explica que as novas regras de pagamento do certificado vão impulsionar novos negócios e permitir às empresas de pequeno e médio porte terem acesso a este instrumento, gerando mais empregos nas obras e mais recursos aos cofres públicos direcionados a políticas de desenvolvimento urbano.

A outorga onerosa de potencial construtivo adicional está prevista em lei federal desde 2001 (Estatuto da Cidade) e seus recursos são direcionados a obras que impulsionam o desenvolvimento urbano com foco no bem-estar do cidadão e consequente qualidade de vida, conforme menciona Nitz. “Todas as cidades brasileiras que adotaram a outorga onerosa tiveram saltos expressivos em desenvolvimento sustentável. Aqui mesmo, em Balneário Camboriú, os recursos advindos da compra do certificado permitiram inúmeras melhorias que temos visto por toda a cidade, principalmente em mobilidade urbana, com abertura de novas avenidas, elevados, rotatórias, instalação de ciclovias e espaços públicos de qualidade”, completa.

O engenheiro comenta que, além de representar um grande avanço para a construção civil e para a cidade, a aprovação da lei contempla um antigo anseio do setor. “É resultado de muito trabalho do Sinduscon de Balneário Camboriú, assim como da sensibilidade da nossa Câmara de Vereadores, através de suas comissões de análise, e de nossos legisladores municipais que votaram pela aprovação deste importante projeto. Aqui fica nosso agradecimento a todos que colaboraram para que se isso tornasse realidade, impulsionando a economia e, principalmente, contribuindo com o desenvolvimento de Balneário Camboriú”, completa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Empregos

Evento oferta vagas de emprego para pessoas com deficiência; mais de 30 empresas participarão

O evento ocorrerá das 9h às 16h desta quarta (27), em Florianópolis

Empregos

Cidades do Vale do Itajaí tem mais de 500 vagas de emprego

As vagas estão distribuídas em diversas cidades, incluindo Blumenau, Brusque, Gaspar, Pomerode e Timbó; confira a lista fornecida pelo Sine:

Empregos

Concurso público em Bombinhas conta com salário de até R$ 21 mil

Todos os níveis de escolaridade serão contemplados e as inscrições vão até segunda-feira (25)

Empregos

Fort Atacadista realiza feirão de empregos em Rio do Sul para a sua primeira loja na cidade 

Seletiva de candidatos será realizada nesta quarta-feira (13/03) na Unopar; serão oferecidas 200 vagas para todos os níveis de qualificação

Mais notícias

Tecnologia

Clientes vão conseguir ver o consumo de energia em tempo real segundo a Celesc

Um dispositivo foi construído para ser facilmente instalado nas residências, o que possibilita verificar a quantidade de eletricidade utilizada por equipamentos como ar-condicionado, chuveiro e etc

Meio Ambiente

Relatórios semanais de praias próprias para banho passarão a ser mensais segundo o IMA

O último relatório semanal da temporada realizado nos dias 25 e 26 mostra que 70% das praias de SC são próprias para banho