keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Nova Trento: Gastronomia italiana é uma das atrações da 28º Incanto Trentino

28ª Incanto Trentino - Festa das Tradições Trentino Italianas, acontece de 4 a 7 de agosto

polenta Visor Notícias
Foto: Divulgação

 Assim como seus antepassados, que vieram de Trento, na Itália, para os moradores de Nova Trento, na Grande Florianópolis, receber as visitas com uma mesa farta, muita bebida, músicas típicas e alegria é uma tradição que passa de geração em geração. E toda essa cultura será apresentada durante a 28ª Incanto Trentino – Festa das Tradições Trentino Italianas, que acontece de 4 a 7 de agosto, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade. A realização da Incanto Trentino é da Associação Neotrentina de Turismo – Neotur, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Uma das grandes atrações da festa é a gastronomia e entre os pratos típicos se destaca o Piatto Nostrano ou “Prato Nosso”, como é comum usar no dialeto italiano para algo nosso, feito em casa ou artesanal.  O prato foi criado para representar a gastronomia da festa, pois é composto por elementos do cotidiano do colono, do imigrante neotrentino, como polenta, queijo, linguiça e verduras.

O Piatto Nostrano é servido com a tradicional polenta brustolada, que é a polenta cozida e, depois de fria, cortada em fatias e assada na chapa até formar o brustolado, que são aqueles pontinhos mais escuros, típicos daquilo que é assado na chapa ou na grelha. Ainda acompanha o queijo, que no caso é a “tosella”, que é uma fatia de um queijo branco fresco, frito na manteiga; a “lugànega, que é a linguiça, e dela é feita a massa da lugànega ou a pasta da linguiça. Depois é feita uma polpetta, um bolinho, que é achatado, assado e servido com as verduras comuns da temporada.

Os responsáveis pela cozinha do restaurante do Sítio Dona Lourdes, localizado entre  Nova Trento e São João Batista farão, pela primeira vez, o prato típico para os visitantes da Incanto Trentino. “Com este prato, o Piatto Nostrano, fortalecemos as nossas raízes italianas com ingredientes que estão no dia a dia de cada cidadão neotrentino. É um orgulho apresentar a nossa rica cultura gastronômica”, destacou o proprietário do Sítio, Cirineu Bunn.

TRADIÇÃO GASTRONÔMICA

Além do Piatto Nostrano, que é o prato típico da Incanto Trentino, o visitante também poderá experimentar uma variedade de massas e pizzas, além de produtos fabricados pelos colonos da região como salame, queijos, geleias e muito mais. Os tradicionais vinhos de Nova Trento também estarão disponíveis, bem como a cervejaria da cidade que estará com um estande na festa.

Para o chef Aloisio Dalri, mais conhecido como Iggio, que viveu muitos anos na Itália e é um exímio conhecedor da cultura gastronômica italiana e neotrentina, trazer essa tradição para a festa representa preservar, além de resgatar e transmitir para as novas gerações toda essa cultura (…) e promover aquele sentimento de pertencimento, de appartenenza, como diriam os italianos.

“Todos esses pratos, produtos coloniais e bebidas vão representar a cultura alimentar, lógico, mas buscando um retorno as origens. A culinária italiana avançou muito ao longo dos anos, se tornando mais moderna, (…) mas no dia a dia das pessoas mesmo, naquelas festas de família ou comunitárias, como é o caso da Incanto Trentino, eu diria que os talheres apontam sempre para a tradição. Queremos apresentar aqui também, o que é realmente a tradição, aquele modo de fazer mais elementar, mais genuíno, e o que mais mexe com as pessoas. Apresentar um alimento de conforto, que remete ao passado”, concluiu o chef.    

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Futuro de construção de 1907 em Florianópolis será discutido nesta sexta

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores que fabricavam navios e estaleiros; depois o local foi abandonado e palco de homicídio

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Rick & Renner agitam público na Praça da Paz durante festa do 62° aniversário de Itapema

A dupla concluiu a semana de festividades com grandes sucessos dos 38 anos de carreira

Cultura e Lazer, Eventos

FG Big Wheel homenageia o cartunista Ziraldo em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade

Roda Gigante projeta a imagem do famoso ‘Menino Maluquinho’ neste fim de semana

Cultura e Lazer

Victor e Léo cancelam show na Festa do Pinhão e atração surpresa é anunciada

Notícia pegou os fãs de surpresa e gerou uma rápida mobilização nas redes sociais

Mais notícias

Segurança

Suspeito de assassinar enfermeiro em SC é preso com alucinógenos e armas

Homicídio ocorreu no dia 29 de março em Balneário Barra do Sul

Segurança

Acidente de trânsito deixa vítima presa as ferragens em BC

O caso ocorreu nesta manhã de quinta-feira (25)