keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Nova etapa da transferência de carga da Ponte Hercílio Luz será no dia 6

A primeira de quatro novas operações será no dia 6 e as outras três serão também no início de outubro, mas não necessariamente em dias consecutivos.

Foto: James Tavares/Secom

A próxima etapa da transferência de carga da Ponte Hercílio Luz tem início programado para a sexta-feira, 6 de outubro, a partir das 22h. A decisão foi anunciada após reunião com representantes de diferentes órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis, realizada na manhã desta terça-feira, 26.

A nova operação dá continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro deste ano, quando foram transferidos inicialmente 20% da carga da ponte (com deslocamento de cerca de 10 centímetros) entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12 de fevereiro. O procedimento é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a restauração.

Agora, os 80% restantes serão transferidos em quatro novas operações, realizadas sempre à noite, para evitar influências térmicas. Em cada uma, ocorrerá um novo deslocamento de 10 centímetros da estrutura da ponte. Junto ao procedimento de fevereiro, o deslocamento completo somará 50 centímetros.

A primeira destas quatro novas operações será no dia 6 e as outras três serão também no início de outubro, mas não necessariamente em dias consecutivos. Após cada novo deslocamento concluído, será realizado um completo trabalho de monitoramento antes de liberar a operação seguinte. O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, explica que um sistema de monitoramento online vai mapear, em tempo real, 200 pontos ao longo da estrutura da ponte, emitindo alertas em caso de qualquer variação imprevista.

Desta vez, será interditado apenas o tráfego de embarcações embaixo da ponte durante os períodos de transferências de carga. Não está previsto fechamento do trânsito de veículos nas rodovias abaixo da ponte, nem deslocamento da região. Tais ações serão necessárias apenas em caso de alguma irregularidade ser identificada ao longo do período de monitoramento.

A data da transferência poderá ser alterada em caso de previsão de chuvas ou ventos fortes. Uma nova reunião nesta sexta-feira, 29, vai definir os detalhes do plano de contingenciamento a ser deflagrado durante as operações de transferência. 

 

Geral

Fotos: parto raro de bebê empelicado é registrado em Santa Catarina

O registro do momento foi compartilhado nas redes sociais da clínica e chamou a atenção dos internautas

Geral

Ação de limpeza nas praias recolhe 30 quilos de resíduos em Itapema

Após a separação identificou-se que 40 % do material coletado era de resíduos que podem ser reciclados

Geral

Tribunal de Contas determina que contrato do Samu em SC não seja prorrogado

decisão do conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi é resultado de um processo de instrução instaurado para apurar supostas irregularidades no Samu

Geral

Governo de SC anuncia mais de R$ 700 milhões em investimentos para região Oeste

O chefe do Executivo estadual rodou por 12 cidades de médio e pequeno porte e destacou que os investimentos do Governo do Estado ocorrem independentemente do tamanho ou local do município

Geral

Um a cada cinco presos de SC não tem condenação

Dados da SAP apontam que o Estado tem 4,6 mil pessoas presas de forma provisória

Mais notícias

Cidades

Trânsito no Morro de Zimbros será interrompido nesta terça-feira (27)

O Governo do Município de Porto Belo, por meio do Departamento de Trânsito da cidade, informa que nesta terça-feira (27), o trânsito no Morro de Zimbros estará interrompido para que seja realizada mais uma parte […]

Segurança

Caminhoneiro morre esmagado por carga após entrar em área de escape na BR-376

O motorista morreu no local. Antes da chegada do socorro, motoristas que passavam pela região tentaram auxiliar a vítima