keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Nova etapa da transferência de carga da Ponte Hercílio Luz será no dia 6

A primeira de quatro novas operações será no dia 6 e as outras três serão também no início de outubro, mas não necessariamente em dias consecutivos.

Foto: James Tavares/Secom

A próxima etapa da transferência de carga da Ponte Hercílio Luz tem início programado para a sexta-feira, 6 de outubro, a partir das 22h. A decisão foi anunciada após reunião com representantes de diferentes órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis, realizada na manhã desta terça-feira, 26.

A nova operação dá continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro deste ano, quando foram transferidos inicialmente 20% da carga da ponte (com deslocamento de cerca de 10 centímetros) entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12 de fevereiro. O procedimento é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a restauração.

Agora, os 80% restantes serão transferidos em quatro novas operações, realizadas sempre à noite, para evitar influências térmicas. Em cada uma, ocorrerá um novo deslocamento de 10 centímetros da estrutura da ponte. Junto ao procedimento de fevereiro, o deslocamento completo somará 50 centímetros.

A primeira destas quatro novas operações será no dia 6 e as outras três serão também no início de outubro, mas não necessariamente em dias consecutivos. Após cada novo deslocamento concluído, será realizado um completo trabalho de monitoramento antes de liberar a operação seguinte. O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, explica que um sistema de monitoramento online vai mapear, em tempo real, 200 pontos ao longo da estrutura da ponte, emitindo alertas em caso de qualquer variação imprevista.

Desta vez, será interditado apenas o tráfego de embarcações embaixo da ponte durante os períodos de transferências de carga. Não está previsto fechamento do trânsito de veículos nas rodovias abaixo da ponte, nem deslocamento da região. Tais ações serão necessárias apenas em caso de alguma irregularidade ser identificada ao longo do período de monitoramento.

A data da transferência poderá ser alterada em caso de previsão de chuvas ou ventos fortes. Uma nova reunião nesta sexta-feira, 29, vai definir os detalhes do plano de contingenciamento a ser deflagrado durante as operações de transferência. 

 

Geral

Sicredi inaugura nova agência em Balneário Camboriú

Com foco na expansão e proximidade com a população local, a Sicredi Vale Litoral SC inaugura duas agências na região litorânea nesse mês

Geral

Porto Belo proíbe estacionamento de ônibus e caminhões em vias públicas

A decisão foi tomada após avaliação dos riscos que os caminhões e ônibus causam no trânsito quando estacionados

Geral

Nuvem ‘Shelf Cloud’ assusta moradores de Santa Catarina

Moradores de Porto Belo e outras cidades registraram fenômeno

Geral

Enxurrada faz trecho da rodovia SC-108 desabar na região de São João Batista

A Coordenadoria de Defesa Civil de São João Batista alerta para a formação de uma cratera na SC-108. O trecho, situado na localidade de Domingas Correia, no bairro Fernandes, próximo à Madeireira Puel, está em […]

Geral

126 mil doses da vacina contra o coronavírus chegam hoje a Santa Catarina

Santa Catarina receberá pouco mais de 126 mil doses da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira, 18. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que participa nesta manhã do ato […]

Mais notícias