keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Nova espécie de escorpião em SC; Vigilância faz alerta para população

Foram encontrados cinco escorpiões, um adulto e quatro filhotes, num estabelecimento

hna 1 Visor Notícias

A Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó está orientando a população para tomar cuidado com uma nova espécie de escorpião que foi encontrada no município, nesta semana. O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.

Segundo o biólogo da Vigilância em Saúde Ambiental do município, Junir Lutinski, foram encontrados cinco escorpiões, um adulto e quatro filhotes, num estabelecimento na região Sul da Cidade. Ele acredita que o animal, que nunca tinha sido visto em Chapecó, tenha vindo no transporte de mercadorias, em caixas ou pallets.

escorpiao 2 Visor Notícias

“Já tínhamos o registro de pelo menos outras duas espécies, com menos potencial de acidente, mas o escorpião amarelo é a primeira vez. Esta é uma das espécies mais importantes do ponto de vista de saúde pública, pois é uma espécie das mais peçonhentas. Por isso recomendamos cuidado no manuseio de produtos, frutas e verduras, no quintal, na horta, ao mexer em entulhos, tijolos e pedras. Também dentro de casa, ao mexer em móveis. O escorpião tem hábitos noturnos e pode passar despercebido”, disse Lutinski.

Ele também recomenda manter camas e berços afastados da parede, pois o escorpião e também outras espécies, como aranhas, podem subir na parede e cair na cama, causando acidentes. Na quinta-feira, dia 28, duas biólogas da Secretaria de Estado da Saúde, uma bióloga da Vigilância em Saúde Ambiental do município e Agentes de Combate a Endemias fizeram uma varredura próximo ao local onde foram encontrados os escorpiões, fazendo também a orientação para a população. Quem avistar um escorpião deve ligar para a Vigilância, nos telefones (49) 3319-1404 ou 3319-1407. Quem for picado deve buscar atendimento em uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações do Oeste Mais

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Mulher é mantida em cárcere privado junto aos filhos pequenos por 72 horas

O ex-companheiro invadiu a residência por não aceitar o término; ele foi localizado em Joinville utilizando tornozeleira eletrônica

Segurança

Bebê é encontrado andando nu com um cachorro caramelo de madrugada

Os pais dormiam e não viram que a criança acordou e saiu vagando

Segurança

PRF apreende 272 garrafas de vinhos argentinos importados ilegalmente na BR-101 em Itajaí

A quantidade máxima permitida de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros mensais, por pessoa

Segurança

Delegado dá detalhes sobre a investigação do incêndio em loja de carros em Joinville

A suspeita é de incêndio criminoso, resultando na destruição total de cerca de 60 veículos e das instalações da loja

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão