Sexta, 03 de abril de 2020
47 99609-9282
Geral

19/02/2020 ás 07h46 - atualizada em 19/02/2020 ás 07h50

AdminX

Itapema / SC

ReciclaBc alerta que no Carnaval também há espaço para a reciclagem
Serviços de coleta funcionarão normalmente no feriadão
ReciclaBc alerta que no Carnaval também há espaço para a reciclagem
Divulgação

O ReciclaBC lembra que o Carnaval também é uma oportunidade de separar os resíduos para a coleta seletiva pois o serviço estará funcionando normalmente. Também funcionarão sem alterações os serviços de coleta domiciliar de resíduos comuns;  coleta hospitalar nos grandes geradores (Hospital Ruth Cardoso, Hospital da Unimed, Hospital Santa Luiza, Hospital do Coração e PA da Barra); o Ponto de Entrega Voluntária de Pequenos Volumes (PEV) e os quatro ecopontos distribuídos pela cidade. Apenas a coleta de volumosos não funcionará durante o Carnaval.


O ReciclaBC é uma dos mais bem sucedidos projetos de reciclagem já implantados no país. Nos últimos seis meses bateu o recorde histórico de quantidade coletada em quatro ocasiões e na média coletou no último semestre 60% a mais do que no mesmo período do ano passado.  No entanto, esse sucesso depende da população, pois sem a participação dos moradores e turistas o ReciclaBC seria inviável.


Dicas para um Carnaval sustentável


Opte por glitters biodegradáveis ou comestíveis, utilizados por confeiteiros;


Faça seu próprio confete com folhas secas! Elas possuem tempo de decomposição inferior ao do papel convencional.


Evite o uso e o consumo de utensílios plásticos descartáveis. Leve seu próprio copo e gere menos lixo.


Descarte corretamente as embalagens de vidro, evitando acidentes.


Separe os resíduos recicláveis e leve para sua residência, destinando à coleta no dia em que o caminhão passa na sua rua. 


Caso não possa levar os resíduos para casa procure uma lixeira, mas não jogue nas ruas


Não jogue bitucas de cigarro no chão, na areia ou no mar.


SAIBA + SOBRE O RECICLABC


Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?


Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.


 


Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?


Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/


 


Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?


Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.


 


Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?


Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.  


 


Pergunta: quais resíduos são recicláveis?


Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.


Pergunta: como devo separar o reciclável?


Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável.  No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.


Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?


Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis. 


Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?


Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na  Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante  dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes) pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.


 


Pergunta: como funciona o PEV?


O PEV recebe até 0,5 m3 dos seguintes resíduos da construção civil: tijolos, telhas de cerâmica e vidro; resíduos de concretagem; aparas metálicas; sobras de madeira; tubulações e peças hidráulicas; perfis de alumínio; resíduos de movimentação de terra; revestimentos cerâmicos (azulejos, porcelanatos); resíduos de argamassa de assentamento/rejunte/revestimento; fiação e elementos de instalação elétrica.


Também recebe até 0,5 m3 de resíduos de poda; resíduos recicláveis em geral (o vidro deve estar separado dos demais); móveis desmontados e eletrodomésticos da linha branca.


O PEV não recebe eletroeletrônicos da linha marrom (televisor, notebook, celular, microcomputador etc); pilhas e baterias; pneus; medicamentos vencidos; latas e restos de tinta; lâmpadas fluorescentes; embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes e materiais de fibrocimento como caixas d´água e telhas.


Funcionamento: Av. Santa Catarina, nº 801 - Estados (anexo a Secretaria de Obras), de segunda a sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 17h50.


Para ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/ 


Para ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/


Para agendamento de coleta de volumosos - WhatsApp 47 99993-0220


Para contato com o ReciclaBC - WhatsApp 99647.9495

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados