keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Nível de intenção de investir em Santa Catarina chega ao maior patamar da história

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), o índice de intenção de investimento em Santa Catarina chegou a 73,2 pontos em outubro, maior resultado já registrado na série histórica. Este foi o […]

Ricardo Wolffenbuttel Visor Notícias
Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), o índice de intenção de investimento em Santa Catarina chegou a 73,2 pontos em outubro, maior resultado já registrado na série histórica. Este foi o sexto mês consecutivo de alta para o indicador. O índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam otimismo, e abaixo, pessimismo.

O recorde na intenção de investir no Estado está relacionado com a velocidade da retomada econômica em Santa Catarina. Durante o auge de crise, as empresas precisaram se readequar, diminuindo a capacidade de utilização da indústria. No entanto, com a retomada acontecendo mais rápido do que o esperado, a situação se inverteu. De abril a setembro, a ociosidade da indústria catarinense caiu para de 50% para 18%.

Essa velocidade na retomada também tem acarretado em uma demanda maior do que as indústrias conseguem atender. Atualmente, 50,5% das empresas catarinenses não conseguem aumentar sua produção por conta da escassez de insumos. O indicador que mede a intenção para compra de matéria-prima chegou a 65,3 pontos, maior resultado da série histórica.

“A alta das expectativas e intenção de investir é consonante ao aumento do índice de confiança empresarial. A melhora desses indicadores é importante para a retomada da economia no segundo semestre, mas é importante destacar que isso só ocorrerá por meio da manutenção de um ambiente econômico favorável”, destacou a Fiesc em relatório.

Com a alta nos investimentos para atender a demanda, cresce também a perspectiva por aumento na oferta de emprego. O índice de perspectiva de emprego na indústria chegou a 60 pontos em outubro, maior resultado desde janeiro de 2019.

De acordo com o IBGE, nos últimos meses, a indústria tem liderado a criação de postos de trabalho no Estado. Somente em setembro, o setor gerou um saldo positivo de 12 mil empregos em Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Grupo Koch inaugura loja em cidade da Grande Florianópolis

O Komprão inaugurado nesta quarta-feira (27) é 67ª unidade da empresa em SC

Economia

Jorge Goetten defende que o programa ‘Perse’ permaneça até 2027

Originalmente, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos foi criado para auxiliar as empresas com as perdas durante a pandemia da Covid-19

Economia

Inflação impacta Páscoa com aumento de até 39% em alguns produtos

A cesta com itens tradicionais desse período festivo subiu 9,29% entre março de 2023 e fevereiro de 2024

Economia

Catarinenses ficam a um número de levar o prêmio de R$ 120 milhões pela Mega-Sena

Quatro ganhadores da quina são de SC, das cidades de Florianópolis, São José, Blumenau e Vidal Ramos

Economia

Pesquisa de preço dos pescados para a Semana Santa é realizada pelo Procon de Itajaí

A pesquisa analisou o preço por unidade de medida (quilo) de 12 tipos de pescados

Mais notícias

Tecnologia

Clientes vão conseguir ver o consumo de energia em tempo real segundo a Celesc

Um dispositivo foi construído para ser facilmente instalado nas residências, o que possibilita verificar a quantidade de eletricidade utilizada por equipamentos como ar-condicionado, chuveiro e etc

Meio Ambiente

Relatórios semanais de praias próprias para banho passarão a ser mensais segundo o IMA

O último relatório semanal da temporada realizado nos dias 25 e 26 mostra que 70% das praias de SC são próprias para banho