keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Neta desenha no papel comandos do celular para avô de 88 anos aprender mandar áudios e mexer nos aplicativos

Neta desenhou as telas do celular no papel para ajudar o avô de 88 anos

X
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Desbloquear o celular com a digital, achar o aplicativo desejado, mandar a mensagem e bloquear o aparelho. Para muitas pessoas estas pode ser tarefas feitas centenas de vezes sem dificuldade. Porém, para o espanhol José Antônio, 88 anos, a tecnologia por vezes pode ser um grande desafio. Nesta última semana, a história de uma neta que desenhou de uma maneira bem fácil os caminhos para o seu avô acessar o celular, viralizou nas redes sociais.

Raphaela Martinez, 25 anos, decidiu facilitar a vida digital do avô ao ver as dificuldades que ele enfrentava. A jovem, que trabalha com canais digitais para bancos, passou a desenhar as telas do celular do seu José no papel para que ele não se esquecesse como acessar os aplicativos.

Em vídeo publicado no Canal do Youtube do Razões, a Rapha explicou que a grande vontade de seu avô é saber usar os aplicativos de banco, já que viu na TV que é possível acessar o extrato bancário pela telinha. “Fiquei me perguntando: ‘Vô, você adora dar uma saidinha para passear um pouco, né? Agora que já tomou a vacina, por que você quer ver o extrato no celular?’ […] Aí ele falou: ‘Eu quero ter as duas opções. Quando eu não quiser ir à agência, quero ver aqui em casa’.”

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

E com este diálogo, que aconteceu há poucas semanas, Rapha passou a sair de São Paulo (SP) e ir visitar o seu avô em Cotia (SP) rotineiramente para dar aulas de como usar seu celular. A neta, inclusive, já é chamada de professora pelo seu José. Vê se pode?!

Para entrar neste mundo digital, Rapha decidiu começar com o básico com o seu avô. Os primeiros desenhos ensinam o senhor José a desbloquear o celular, tirar fotos e encontrar suas fotografias.

O passo seguinte, segundo a neta, era ensinar a usar aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Seu José, além de mandar fotos de seus limões para toda a família, queria falar com os filhos e netos por mensagem. Foi aí que a Rapha percebeu mais um empecilho: o avô tem pouca sensibilidade nos dedos para digitar.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

“Meu avô era agricultor e não tem muita sensibilidade para clicar nos botões. Então, assim, imediatamente eu percebi que teria que ensiná-lo a mandar mensagens de áudio. Agora ele já manda mensagem para todo mundo.”

E se você pensa que o seu José manda só mensagens de bom dia igual muitos vovôs por aí, está enganado! O espanhol gosta de mandar seus áudios tirando sarros dos filhos e netos, inclusive, cobrando mais aulas da Rapha!

A história da Rapha e do seu José viralizou após uma publicação da jovem no LinkedIn ultrapassar as 15 mil reações. Com uma foto com um sorrisão tão grande desse vovô, seria impossível o post não fazer sucesso, né?!

Fonte: R7/Razoes para Acreditar

Cultura e Lazer

Temporada de verão será aberta neste sábado com evento nas areias da nova Praia Central de BC

Na nova praia, que está com a faixa de areia recuperada e aumentada em cerca de 45 metros, haverá apresentações artísticas

Cultura e Lazer

Teatro Municipal de Itajaí recebe espetáculos de dança neste fim de semana

Apresentações têm entrada limitada e seguem protocolos sanitários

Cultura e Lazer

Itapema prepara chegada do Papai Noel para o domingo (05/12)

O Natal Itapema 2021 é organizado pela Sanson Gestão de Projetos com o apoio da Prefeitura de Itapema

Cultura e Lazer

Sicredi leva ônibus cinema para escolas da região

Cooperativa realizou ação itinerante para celebrar a Semana Nacional de Educação Financeira

Cultura e Lazer

Papai Noel de Canela vai fazer rapel na roda gigante FG Big Wheel em BC

Bom Velhinho fará sua chegada triunfal na noite desta quinta-feira (2), a partir das 19h

Mais notícias

Coronavírus

Matriz de Avaliação de Risco Covid-19 aponta 13 regiões no nível moderado

Houve melhora nos indicadores das regiões Alto Vale do Itajaí, Nordeste e Oeste

Segurança

Mãe que abandonou bebê em geladeira é presa pela Polícia Militar

Suposta mãe da criança entregou um embrulho para vizinha, há um ano atrás, dizendo que era um pedaço de carne

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup