keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Nestlé Purina inicia construção de unidade em SC que vai gerar quase 2 mil empregos

Ao longo das três etapas de implantação, serão investidos ao menos R$ 2,3 bilhões

nestle purina inicia construcao de unidade em vargeao e projeta r 23 bilhoes em investimentos 20211215 1722913380 Visor Notícias
Foto: Secom/Divulgação

Com Santa Catarina na rota dos grandes investimentos, o governador Carlos Moisés acompanhou, na manhã desta quarta-feira, 15, o lançamento da pedra fundamental da unidade industrial do grupo Nestlé Purina em Vargeão, realizado na Fazenda Agropecuária Arapari. Ao longo das três etapas de implantação, serão investidos ao menos R$ 2,3 bilhões, com previsão de gerar até 200 postos de trabalho diretos e 1,8 mil indiretos.

“O papel do Governo do Estado é ser parceiro, sempre de forma correta, transparente, sem criar dificuldades para quem quer investir, produzir, gerar emprego e ajudar no desenvolvimento de Santa Catarina. A vinda da Nestlé Purina é um resultado concreto desta forma de trabalhar. Nosso estado cresce muito mais que o Brasil. Estamos investindo na infraestrutura, inclusive em rodovias federais, para manter esse ciclo positivo”, declarou o governador Carlos Moisés.

O ato, realizado no município no Oeste catarinense, também teve a presença do presidente da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, do presidente da Nestlé Purina Brasil, Marcel de Barros, além de gestores do Governo do Estado e lideranças locais.

“Para nós, era muito importante fazer este evento simbólico neste ano, porque estamos completando 100 anos da Nestlé no Brasil”, afirmou Melchior. “Em 1921, abrimos a primeira fábrica, então a mais inovadora do país, em Araras, e está sempre passando por modernizações e atualizações. Isso demonstra que o nosso compromisso realmente é a longo prazo. A ideia é que este investimento crie valor para sempre, que as gerações futuras vejam este investimento com o mesmo orgulho com que nós olhamos o de 1921”, completou o presidente da Nestlé Brasil.

A unidade industrial será voltada à produção de alimento para cães e gatos. Além de atender o consumo local, o objetivo da multinacional é consolidar o Brasil como plataforma de exportação.

De acordo com os executivos da empresa, a escolha por Santa Catarina se deu em razão das vantagens competitivas como a proximidade dos fornecedores, a força portuária e o apoio recebido pelo Governo do Estado. “Foi uma escolha fácil no fim das contas, considerando a parte logística, a infraestrutura e a mão de obra qualificada e qualificável pelos programas do Governo do Estado. Também foi um fator fundamental o compromisso que o Governo de Santa Catarina tem com a sustentabilidade e a inovação, além da equipe técnica do Governo, que tem sido importante para progredirmos no avanço desse empreendimento”, afirmou o vice-presidente de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil, Gustavo Bastos.

Desde que a empresa manifestou interesse na instalação da fábrica em Santa Catarina, o governador determinou às secretarias de Estado da Fazenda (SEF) e do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) que atuassem para ajudar o empreendimento a sair do papel.

O apoio do Estado à instalação da unidade industrial da Nestlé Purina se deu no contexto do Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina (Invest SC), criado para atrair novos investimentos para o território catarinense e auxiliar investidores em potenciais projetos de novos negócios.

“O governador nos entregou a missão de liderar esse acolhimento, com os secretários Altair Silva (Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural), Paulo Eli (Fazenda), Thiago Vieira (Infraestrutura e Mobilidade) e o Cleicio Poleto (presidente da Celesc). Estamos ouvindo as dores dos empreendedores e mobilizando o Governo do Estado para resolvê-las. Teremos muitos desafios pela frente e estamos prontos”, projeta o secretário da SDE, Luciano Buligon.

51749598835 6608553402 b Visor Notícias
Foto: Secom/Divulgação

Empregos e impulso para a economia

A nova fábrica em Vargeão utilizará mão de obra local capacitada por meio de parcerias entre a empresa e o Governo do Estado. Além das etapas de instalação da fábrica, a partir do próximo ano, a previsão é de gerar mil empregos para profissionais terceirizados.

A região será beneficiada economicamente com o aumento da demanda por insumos da agroindústria, tanto por proteína animal quanto no consumo de grãos, insumos utilizados na produção de alimentos para cães e gatos.

Conforme a Nestlé Purina, a planta será construída já considerando política de zero destinação para aterros sanitários, projetos de reuso de água resultantes do tratamento de efluentes industriais, uso crescente de fontes renováveis e energia. Na primeira fase, será instalada uma linha de alimentos úmidos de tecnologia avançada, única e patenteada. O parque industrial terá a estrutura dimensionada para contemplar outras fases de ampliação e instalação de mais linhas de produção de alimentos úmidos, secos e outras tecnologias da indústria.

Para o município de Vargeão, com população estimada em 3.569 pessoas, o empreendimento representa uma transformação única na história.

“É um dia muito importante para Vargeão. Agradeço por todo o empenho da equipe do Governo do Estado e por todas as parcerias que já temos encaminhadas. Nossos empresários daqui também estão investindo e vamos crescer sem perder a qualidade de vida. Isso é o mais importante”, prevê o prefeito, Volmir Felipe.

O município também está inserido no programa Gente Catarina, criado pelo Governo do Estado para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano. As ações específicas no município têm previsão de início em 2022.

O ato de lançamento da pedra fundamental também teve a presença dos secretários de Estado Altair Silva (Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural), presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, além de Werner Oscar Kunze, Jurema Biezus Kunze e Maria Albertina Neves Vieira, anfitriões e proprietários da Fazenda Agropecuária Arapari.

51747886542 ca28fbcf89 b Visor Notícias
Foto: Secom/Divulgação

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Rendimento com aluguel em SC cresceu 16,5% em 2023

Pesquisa do IBGE mostra crescimento do rendimento após 2 anos seguidos de queda

Economia

Empresa de energético de SC fecha parceria com bilionário João Adibe dono da Cimed

Gigante do setor farmacêutico e Baly Brasil vão lançar juntas Energético Flynow

Economia

Itapema comemora 62 anos como uma das principais economias do estado

Além do crescimento econômico, a cidade se destacou pelos avanços na infraestrutura, saúde, mobilidade urbana, segurança e educação

Economia

Porto de Santa Catarina lidera produtividade nacional

Resultado recorde do terminal foi alcançado em meio às obras de ampliação

Economia

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil no ranking da Forbes 

O Sicredi se destacou, principalmente, pelo seu compromisso com o atendimento personalizado e soluções digitais inovadoras

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano