keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Conheça as Cataratas de Santa Catarina

E aí? Preparado(a) para visitar esse monumento natural?

Edison Emerson – #FotoEquipeCataratas

Nem só de praias ela é cheia, conheça as Cataratas de Santa Catarina!

A cidade de Quilombo, no Oeste de Santa Catarina, tem uma relação íntima com as águas. A cerca de 60 quilômetros de Chapecó e 590 de Florianópolis, é lá que se encontra a única fonte de águas minerais sulfurosas do Estado e o conjunto de quedas d’água Salto Saudades, que renderam ao local a comparação com as Cataratas do Iguaçu, por conta de sua beleza – apesar de que o tamanho é bem menor.

Elas são obra do Rio Chapecó. Ao longo dos 248 quilômetros, o rio passa pelo menos em parte por mais de 50 cidades de Oeste catarinense. Em Quilombo, serpenteia pelo interior do município e encontra um desnível de terreno na comunidade de Salto Saudades. É ali que ele dá origem às cataratas, em meio a paredes de pedras, morros e colinas que formam ao seu redor um cinturão verde.

Para seguir seu curso, o rio despenca em sete pontos diferentes, formando sete quedas d’água, uma ao lado da outra, dispostas em um semicírculo. O cenário muda de acordo com o clima e o funcionamento de uma usina hidrelétrica próxima. Sem chuva, a água desce em pouca quantidade e o visitante consegue enxergar os paredões de pedra.

Por sua vez, quando chove ou a usina abre suas comportas, a água ganha força e volume. As quedas se tornam uma só, formando uma cortina branca e volumosa, que cai a uma altura de sete metros e embora não sejam altas, o visual é lindo e rende ótimos registros.

É possível ver de muito perto essa obra da natureza. No final de 2021, uma passarela de 61 metros com pontos de observação para as quedas d’água foi inaugurada. A passarela passa em um dos trechos por cima do rio. Dá, inclusive, para sentir na pele as gotas sopradas pelo vento.

As cataratas ficam dentro de uma propriedade pública e atualmente está em revitalização para construção de um Complexo Turístico, a ser concedido para a iniciativa privada. O projeto inclui a construção de restaurante, centro comercial, tirolesa, mirante, elevador, sanitários, entre outros equipamentos.

Como chegar às cataratas de Quilombo?

As cataratas ficam na comunidade de Salto Saudades, no interior do município de Quilombo. São cerca de 20 quilômetros de distância do Centro da cidade. O trajeto até lá começa na SC-482 e segue boa parte do caminho por uma estrada de chão batido.

Os portões da propriedade pública onde estão as quedas d’água ficam sempre abertos. No momento não há cobrança de taxas de entrada, nem é necessária autorização para entrar no local.

E aí? Preparado(a) para visitar esse monumento natural?

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Tour da Experiência passa por atualização em Itapema

Roteiro propõe que o visitante vivencie as práticas locais ligadas à natureza, gastronomia e cultura

Turismo

O que fazer em Bombinhas

Quer saber o que fazer em Bombinhas? Então continue lendo que separamos as melhores atividades e lugares para você visitar na sua estadia!

Turismo

Itajaí deve receber mais de 30 mil turistas na próxima temporada de cruzeiros

Cidade terá o maior número de escalas de trânsito, embarques e desembarques do Sul do Brasil

Turismo

Onde se hospedar em Porto Belo

Agora você já possui uma grande lista com várias opções para você se hospedar!

Turismo

Itapema apresentará case turístico em quatro países da América do Sul

A participação no Meeting Brasil 2022 proporciona à Costa Verde & Mar a possibilidade de apresentar aos agentes e operadoras de turismo toda a potencialidade da região

Mais notícias

Segurança

Criança autista de 3 anos morre após amamentação em Penha

Segundo informações, a mãe da criança amamentou a pequena e em seguida colocou ela para dormir no quarto

Segurança

Criminosos furtam a placenta de catarinense acreditando ser carne

A vítima contou que guardou o órgão há 3 anos, quando teve sua filha, esperando mostrar para ela no futuro