keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Conheça as Cataratas de Santa Catarina

E aí? Preparado(a) para visitar esse monumento natural?

Imagens @Edison.Emerson 1 1 768x431 1 Visor Notícias
Edison Emerson – #FotoEquipeCataratas

Nem só de praias ela é cheia, conheça as Cataratas de Santa Catarina!

maxresdefault 2 Visor Notícias

A cidade de Quilombo, no Oeste de Santa Catarina, tem uma relação íntima com as águas. A cerca de 60 quilômetros de Chapecó e 590 de Florianópolis, é lá que se encontra a única fonte de águas minerais sulfurosas do Estado e o conjunto de quedas d’água Salto Saudades, que renderam ao local a comparação com as Cataratas do Iguaçu, por conta de sua beleza – apesar de que o tamanho é bem menor.

Elas são obra do Rio Chapecó. Ao longo dos 248 quilômetros, o rio passa pelo menos em parte por mais de 50 cidades de Oeste catarinense. Em Quilombo, serpenteia pelo interior do município e encontra um desnível de terreno na comunidade de Salto Saudades. É ali que ele dá origem às cataratas, em meio a paredes de pedras, morros e colinas que formam ao seu redor um cinturão verde.

cataratas salt saudades capa Visor Notícias

Para seguir seu curso, o rio despenca em sete pontos diferentes, formando sete quedas d’água, uma ao lado da outra, dispostas em um semicírculo. O cenário muda de acordo com o clima e o funcionamento de uma usina hidrelétrica próxima. Sem chuva, a água desce em pouca quantidade e o visitante consegue enxergar os paredões de pedra.

Por sua vez, quando chove ou a usina abre suas comportas, a água ganha força e volume. As quedas se tornam uma só, formando uma cortina branca e volumosa, que cai a uma altura de sete metros e embora não sejam altas, o visual é lindo e rende ótimos registros.

É possível ver de muito perto essa obra da natureza. No final de 2021, uma passarela de 61 metros com pontos de observação para as quedas d’água foi inaugurada. A passarela passa em um dos trechos por cima do rio. Dá, inclusive, para sentir na pele as gotas sopradas pelo vento.

salto saudades 10 Visor Notícias

As cataratas ficam dentro de uma propriedade pública e atualmente está em revitalização para construção de um Complexo Turístico, a ser concedido para a iniciativa privada. O projeto inclui a construção de restaurante, centro comercial, tirolesa, mirante, elevador, sanitários, entre outros equipamentos.

Como chegar às cataratas de Quilombo?

As cataratas ficam na comunidade de Salto Saudades, no interior do município de Quilombo. São cerca de 20 quilômetros de distância do Centro da cidade. O trajeto até lá começa na SC-482 e segue boa parte do caminho por uma estrada de chão batido.

Os portões da propriedade pública onde estão as quedas d’água ficam sempre abertos. No momento não há cobrança de taxas de entrada, nem é necessária autorização para entrar no local.

E aí? Preparado(a) para visitar esse monumento natural?

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão

Turismo

Balneário Camboriú terá 90% de ocupação hoteleira durante o feriado de Páscoa

Os restaurantes da cidade também devem registrar um crescimento na movimentação de clientes

Turismo

Aeroporto de Navegantes receberá mais de 25 mil passageiros durante o feriado de Páscoa

Foi registrado um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior

Turismo

Conheça o Space Adventure, atração imersiva com mais de 300 itens originais da NASA

A equipe do Visor Verão esteve conhecendo o local durante os dias iniciais; confira a matéria completa

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão