O estaleiro Brasil Sul, que foi comprado pela empresa alemã Tyssenkrupp Marine Systems GmBH (tkMS) começara em setembro a primeira série de quatro fragatas da Marinha do Brasil. A construção das fragatas acontece em itajaí. A informação foi repassada pela colunista do NSC Total, Dagmara Spautz.
O navio de guerra construído em Santa Catarina levará três anos para ficar pronto e a previsão de entrega é para 2025. A segunda fragata deve começar a ser construída em 2026 e a terceira em 2028.
As embarcações terão alto poder de fogo, sensores e radares de última geração. Entre os armamentos já comprados para instalação nos navios estão quatro canhões italianos OTO Melara 76 mm, avaliados em 30 milhões de euros.
Em dezembro, representantes da Marinha do Brasil estiveram em Hamburgo, na Alemanha, na sede Thyssenkrupp Marine Systems para assinadura do Marco de Engenharia e Revisao Preliminar do projto das fragatas. Também visitaram, em Bremen, o desenvolvimento do Sistema de Controle de Armas dos navios. O contrato de trabalho é de 10 anos, com investimento de R$ 9 bilhões.