keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Nasa lança foguete para desviar asteroide e treinar para ameaças contra a terra

Trata-se, segundo a agência, de um "experimento real" com foco em evitar que, um dia, uma pedra espacial venha causar danos à terra e a vida humana.

X

A Nasa, a Agência Espacial Americana, lançou uma espaçonave para acertar um asteroide no espaço e tentar desviá-lo de sua rota. Parece até coisa de filme, mas a missão teve início na noite de terça (23) a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

Trata-se, segundo a agência, de um “experimento real” com foco em evitar que, um dia, uma pedra espacial venha causar danos à terra e a vida humana. A missão tem o nome de Dart (Double Asteroid Redirection Test). Seu alvo é Dimorphos, uma “lua” com cerca de 160 metros de largura, que orbita um asteroide muito maior chamado Didymos, de 780 metros de diâmetro. Juntos, eles formam um sistema que orbita o sol.

O impacto deve ocorrer entre 26 de setembro e 1º de outubro de 2022, quando o par de rochas estará a 11 milhões de km da Terra, o ponto mais próximo que podem chegar.

“O que estamos tentando aprender é como desviar uma ameaça”, disse o cientista-chefe da Nasa, Thomas Zuburchen, em uma coletiva de imprensa sobre o projeto de 330 milhões de dólares e o primeiro de seu tipo.

Para deixar claro: os asteroides não representam uma ameaça ao nosso planeta. Mas eles pertencem a uma classe de corpos conhecida como Objetos Próximos à Terra (NEOs, em inglês). São asteroides e cometas que se encontram a menos de 50 milhões de km do nosso planeta.

O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa está mais interessado em corpos maiores que 140 metros, já que eles têm o potencial de devastar cidades ou regiões inteiras com uma energia várias vezes maior do que bombas nucleares.

Há 10 mil asteroides conhecidos próximos à Terra com esse tamanho, mas nenhum tem uma chance significativa de impacto nos próximos 100 anos. No entanto, estima-se que apenas 40% desses asteroides foram encontrados até o momento.

Fonte: Visor Notícias e R7.com

Mundo

“Fui abençoado” diz homem que tem o maior nariz do mundo

Apesar de o órgão geralmente crescer durante toda a vida do indivíduo, o de Ozyurek permanece o mesmo há duas décadas.

Mundo

Sacos de fezes deixados na lua devem ser colhidos na próxima missão da Nasa

O motivo seria ambiental. O objetivo é saber se existe algo vivo dentro deles, principalmente fungos e bactérias.

Mundo

Governo do Estados Unidos cria estrutura para analisar informações sobre ovnis

Decisão está ligada à possibilidade de casos de fenômenos aéreos não identificados serem patrocinados por espiões de outros países

Mundo

Irmãos morrem após comerem macarrão instantâneo

Dois irmãos, de 9 e 13 anos, morreram após comerem macarrão instantâneo em Mpumalanga, na África do Sul na semana passada. O caso aconteceu dias após duas crianças e um bebê também morrerem depois de […]

Mundo

Homem que tem o ‘maior pênis do mundo’ diz que atributo atrapalha na hora de conseguir emprego

Jonah Falcon, diz que tem membro que mede 34 centímetros quando ereto e isso atrapalha sua carreira de ator

Mais notícias

Segurança

Traficante de SC enviada maconha pelo correio para usuários

A venda ocorria pela internet e a maconha era enviada pelos Correios.

Segurança

Vídeo: Motorista passa mal e cai dentro de rio em Brusque

O homem teve apenas arranhões pelo corpo e foi encaminhado ao Hospital Azambuja

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup