keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Nasa lança foguete para desviar asteroide e treinar para ameaças contra a terra

Trata-se, segundo a agência, de um "experimento real" com foco em evitar que, um dia, uma pedra espacial venha causar danos à terra e a vida humana.

NASA 2 Visor Notícias

A Nasa, a Agência Espacial Americana, lançou uma espaçonave para acertar um asteroide no espaço e tentar desviá-lo de sua rota. Parece até coisa de filme, mas a missão teve início na noite de terça (23) a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

Trata-se, segundo a agência, de um “experimento real” com foco em evitar que, um dia, uma pedra espacial venha causar danos à terra e a vida humana. A missão tem o nome de Dart (Double Asteroid Redirection Test). Seu alvo é Dimorphos, uma “lua” com cerca de 160 metros de largura, que orbita um asteroide muito maior chamado Didymos, de 780 metros de diâmetro. Juntos, eles formam um sistema que orbita o sol.

O impacto deve ocorrer entre 26 de setembro e 1º de outubro de 2022, quando o par de rochas estará a 11 milhões de km da Terra, o ponto mais próximo que podem chegar.

“O que estamos tentando aprender é como desviar uma ameaça”, disse o cientista-chefe da Nasa, Thomas Zuburchen, em uma coletiva de imprensa sobre o projeto de 330 milhões de dólares e o primeiro de seu tipo.

Para deixar claro: os asteroides não representam uma ameaça ao nosso planeta. Mas eles pertencem a uma classe de corpos conhecida como Objetos Próximos à Terra (NEOs, em inglês). São asteroides e cometas que se encontram a menos de 50 milhões de km do nosso planeta.

O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa está mais interessado em corpos maiores que 140 metros, já que eles têm o potencial de devastar cidades ou regiões inteiras com uma energia várias vezes maior do que bombas nucleares.

Há 10 mil asteroides conhecidos próximos à Terra com esse tamanho, mas nenhum tem uma chance significativa de impacto nos próximos 100 anos. No entanto, estima-se que apenas 40% desses asteroides foram encontrados até o momento.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias e R7.com

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Procedimento visava à remoção de um caroço no lábio superior

Mundo

VÍDEO: Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Tragédia iniciou quando um homem armado atacou frequentadores de um shopping

Mundo

Terremoto com magnitude significativa atinge Nova York

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, comunicou que o tremor foi sentido em todo o estado

Mais notícias

Segurança

Polícia impede fuga de foragido durante ação em Blumenau

Homem tentou continuar a fuga a pé mas foi contido pelos policiais