keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mutirão de especialidades médicas para crianças neste sábado no Posto de Atenção Infantil em BC

Ação da saúde tem ainda como objetivo a prevenção de patologias virais em crianças, como as hepatites

medico 1 Visor Notícias
Foto: Pixabay/Divulgação

Pensando na saúde das crianças do município, o Posto de Atenção Infantil (PAI), da Prefeitura de Balneário Camboriú, promove um mutirão de especialidades médicas neste sábado (24), das 7h às 19h. A ação contará com especialistas para atender nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia e audiometria. A unidade também fará a atualização das agendas e processos, por meio do setor administrativo e do serviço social. O PAI está localizado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, no Bairro dos Municípios, com atendimento de zero a 18 anos. O telefone para contato é (47) 3267-7092.

A ação da Saúde tem ainda como objetivo a prevenção de patologias virais em crianças, como as hepatites. Como os exames são fundamentais para levar ao diagnóstico das hepatites virais, também neste sábado, ocorrerá um mutirão de testagem para hepatites, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no Núcleo de Atenção ao Idoso, na Rua Angelina, no Bairro dos Municípios.

Hepatites virais em crianças: transmissão, prevenção e tratamento

Atualmente, são conhecidas as hepatites de vírus A, B, C, D e E. O mais comum em crianças é o tipo A, transmitido por meio de alimentos, água sem tratamento e pode estar presente em lugares com baixos níveis de saneamento básico. Já os tipos B e C podem ser transmitidos da mãe contaminada para o feto, durante a gestação ou parto.

A hepatite A em crianças, geralmente, é assintomática, mas pode apresentar sintomas como quadros de vômitos e diarreia. A hepatite B também pode ser assintomática, principalmente em crianças de baixa idade, ou pode apresentar náuseas, vômitos, cansaço, amarelão na pele, tontura e febre. O vírus C é pouco frequente em crianças.

Nos casos de hepatite A, a maioria das crianças evolui para a cura. Por outro lado, a infecção pelo vírus B é a maior causa de doença hepática aguda e crônica. A principal forma de prevenção altamente eficaz e segura é a vacinação. Atualmente, há vacinas contra o tipo A e B disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. Não há vacina disponível para o tipo C.

Outras medidas de prevenção para a hepatite A estão em estimular os bons hábitos de higiene: lavagem das mãos e dos alimentos, saneamento básico, ingestão de água tratada, entre outros. No caso das hepatites B e C, as formas de prevenção incluem não compartilhamento de seringas e objetos cortantes.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Saúde

Santa Catarina quer ampliar até 12 anos vacinação contra a gripe

Medida é uma resposta à antecipação da circulação de vírus respiratórios no estado, incluindo o vírus da influenza