keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mutirão de especialidades médicas para crianças neste sábado no Posto de Atenção Infantil em BC

Ação da saúde tem ainda como objetivo a prevenção de patologias virais em crianças, como as hepatites

X
Foto: Pixabay/Divulgação

Pensando na saúde das crianças do município, o Posto de Atenção Infantil (PAI), da Prefeitura de Balneário Camboriú, promove um mutirão de especialidades médicas neste sábado (24), das 7h às 19h. A ação contará com especialistas para atender nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia e audiometria. A unidade também fará a atualização das agendas e processos, por meio do setor administrativo e do serviço social. O PAI está localizado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, no Bairro dos Municípios, com atendimento de zero a 18 anos. O telefone para contato é (47) 3267-7092.

A ação da Saúde tem ainda como objetivo a prevenção de patologias virais em crianças, como as hepatites. Como os exames são fundamentais para levar ao diagnóstico das hepatites virais, também neste sábado, ocorrerá um mutirão de testagem para hepatites, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no Núcleo de Atenção ao Idoso, na Rua Angelina, no Bairro dos Municípios.

Hepatites virais em crianças: transmissão, prevenção e tratamento

Atualmente, são conhecidas as hepatites de vírus A, B, C, D e E. O mais comum em crianças é o tipo A, transmitido por meio de alimentos, água sem tratamento e pode estar presente em lugares com baixos níveis de saneamento básico. Já os tipos B e C podem ser transmitidos da mãe contaminada para o feto, durante a gestação ou parto.

A hepatite A em crianças, geralmente, é assintomática, mas pode apresentar sintomas como quadros de vômitos e diarreia. A hepatite B também pode ser assintomática, principalmente em crianças de baixa idade, ou pode apresentar náuseas, vômitos, cansaço, amarelão na pele, tontura e febre. O vírus C é pouco frequente em crianças.

Nos casos de hepatite A, a maioria das crianças evolui para a cura. Por outro lado, a infecção pelo vírus B é a maior causa de doença hepática aguda e crônica. A principal forma de prevenção altamente eficaz e segura é a vacinação. Atualmente, há vacinas contra o tipo A e B disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. Não há vacina disponível para o tipo C.

Outras medidas de prevenção para a hepatite A estão em estimular os bons hábitos de higiene: lavagem das mãos e dos alimentos, saneamento básico, ingestão de água tratada, entre outros. No caso das hepatites B e C, as formas de prevenção incluem não compartilhamento de seringas e objetos cortantes.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Florianópolis terá a maior tela de LED da América Latina; Inauguração é em outubro

Megatela de 350m2 de LED ficará no rooftop de um prédio na avenida Beira-Mar Continental a 50m de altura

Cidades

Governador fecha roteiro pelo Norte de SC com quase R$ 120 milhões de investimentos e créditos anunciados

Recursos são nas áreas de saúde, educação especial, infraestrutura, saneamento, além de entrega de emendas parlamentares.

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,

Cidades

Primeira parte do alargamento da praia de BC fica pronto nesta sexta-feira

Retirada da tubulação do trecho sul e a liberação desta parte da praia para a população, está prevista para ocorrer em cerca de 10 dias

Cidades

Prefeitura de Balneário Camboriú instala dois parques adaptados na cidade

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através de uma parceria entre as secretarias da Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social, adquiriu dois parques adaptados, que estão sendo instalados no Centro da cidade. Os parques, que têm […]

Mais notícias

Famosos

Influencer Virgínia Fonseca anuncia pausa nas redes sociais após morte do pai

Influenciadora contou que está bastante abalada pela perda de Mário Serrão, de 72 anos

Tempo

Chuva de granizo é registrada na Serra em Santa Catarina

Neste domingo (19), moradores de Lages, na Serra Catarinense, registraram chuva de granizo. O fato ocorreu no bairro Sagrado Coração Jesus. A moradora Ieda Barroso, relatou que a chuva intensa foi de cerca de 15 […]