keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Município do Sul de SC terá de assumir administração dos caóticos cemitérios da cidade

No caso discutido nos autos, apontou Boller, todas as unidades foram criadas antes desta data

25a6c419d605a5684c874cea5cc13126 Visor Notícias

Um município do Sul do Estado terá de assumir a administração dos cemitérios localizados em sua área territorial e promover adequações necessárias sob pena de vê-los todos interditados e não ter mais onde sepultar seus mortos. A decisão de comarca local foi confirmada pela 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller.

O órgão julgador, entretanto, alterou parte dispositiva da sentença que cobrava a realização do devido licenciamento ambiental para posterior liberação destes espaços – hoje administrados por terceiros ligados as igrejas da região. Segundo o relator, há disposição expressa na Resolução CONSEMA n. 119/2017 de que os cemitérios implantados até abril de 2003, que apresentem atividade de sepultamento em operação, possam ser licenciados mediante expedição de AuA (Autorização Ambiental).

No caso discutido nos autos, apontou Boller, todas as unidades foram criadas antes desta data. A autorização ambiental é muito mais simples de ser obtida em comparação com o licenciamento ambiental. No mais, relatório final de vistoria elaborado pela vigilância sanitária, acostado aos autos, apontou a necessidade premente do município assumir suas responsabilidades na administração dos cemitérios locais.

O documento aponta não haver administração centralizada municipal e muito menos administração setorial em cada cemitério; diz que as instalações físicas não são adequadas à legislação de regência e que não há livro de registro de pessoas sepultadas; aponta que a construção das sepulturas não atende às normas mínimas existentes e que sequer é exigida documentação mínima para sepultamento e culmina ao relatar a inexistência de registro de pessoas sepultadas. A decisão da câmara foi unânime.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Clube de milionários tem pista de R$ 1 bilhão onde eles podem dirigir a quase 250km/h

Designer da F1 projetou pista de corrida privada e para fazer parte desse seleto grupo, é preciso desembolsar R$ 1,2 milhão

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Mais notícias

Segurança

Recém-nascida é encontrada morta e sem um dos pés em saco de lixo revirado por cachorros no PR

IML está tentando identificar novas informações sobre o bebê, por meio de exames de DNA e corpo e delito