keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

raiva Visor Notícias
Foto: Divulgação Cidasc

A Cidasc de Tubarão confirmou um novo caso de Raiva na Barra do Norte em Tubarão, e realizou coleta de amostras para análises de outros animais suspeitos nos municípios São Ludgero e Pedras Grandes. Por este motivo, a Cidasc lançou um alerta para toda região pedindo que os pecuaristas e agricultores vacinem seus rebanhos, lembrando que aqueles animais que estão sendo vacinados pela primeira vez, devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira vacinação. A intenção é conter e evitar novos focos da doença.

O Produtor deve ficar atento aos sintomas que os animais apresentam, tais como: dificuldade de caminhar, salivação excessiva e paralisia. Em casos suspeitos, procure orientação de um médico veterinário e comunique o fato no escritório da Cidasc mais próximo. A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Segundo a Médica Veterinária e Gestora Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc, Angela Zimmermann, os agricultores precisam tomar cuidado, “a raiva é fatal, os animais infectados acabam morrendo, não existe tratamento. Não existe vacina curativa, somente preventiva. As pessoas que tiveram contato com animais suspeitos precisam procurar a unidade de saúde para buscar orientações e verificar a necessidade de aplicação de protocolo de pós-exposição”, orienta a médica veterinária.

Segundo Angela Zimmermann, a região é endêmica para morcegos hematófagos, principalmente devido à topografia. A ação da Cidasc na propriedade é a colheita de amostra quando tiver algum animal suspeito, além da orientação para os produtores, uma vez que o programa nacional de controle da raiva dos herbívoros, que está passando por uma reformulação, encontra-se suspenso para o controle de morcegos hematófagos.

Com isso, a orientação é trabalhar fortemente na vigilância e educação sanitária, para identificação de todos os casos suspeitos e orientação para a vacinação dos animais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 800 mil pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024 em SC

Prazo para envio começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio

Geral

Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Pelo menos quatro milhões de pessoas já utilizam o dispositivo no país

Geral

Pizza low carb é opção saudável e saborosa para emagrecer

Receita dispensa o uso de farinha e é rica em ingredientes nutritivos

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano