keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Município de Itajaí reforça cuidados contra doenças respiratórias no inverno

Unidades de saúde devem ser procuradas em casos leves, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem casos moderados e graves

126328 Visor Notícias

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça os cuidados com doenças respiratórias. Além da Covid-19, a transmissão da gripe influenza e de resfriados é mais comum nessa época do ano. A população deve ficar atenta aos sintomas, intensificar as medidas preventivas e buscar atendimento sempre que necessário.

Em caso de sintomas gripais leves, como tosse, coriza, febre moderada, dor no corpo e cansaço, os cidadãos devem buscar as unidades básicas de saúde localizadas nos bairros. Os chamados postinhos contam com atendimento médico, agendamento de testagem em laboratórios conveniados e fornecimento de medicação.

Caso apresente sintomas moderados a graves, como febre alta e dificuldade para respirar, o morador deve buscar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, no bairro Cordeiros ou junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no São Vicente.

“Pedimos que a população fique atenta a essas orientações para evitar sobrecarregar as UPAs do município. Casos leves podem receber atendimento e tratamento mais rápido nas unidades de saúde”, orienta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

UPA Cordeiros passará a coletar testes de Covid-19

A partir da próxima segunda-feira (04), a UPA do Cordeiros também passará a coletar testes de Covid-19. A organização das salas de coleta e o treinamento dos servidores já começaram. O horário de atendimento será das 7h às 19h, inclusive nos finais de semana.

A Secretaria de Saúde de Itajaí orienta ainda que a população siga com as medidas de prevenção às doenças respiratórias: lavar frequentemente as mãos ou usar de álcool em gel para higienização, manter os ambientes arejados e o esquema vacinal contra Covid-19 e a influenza em dia, bem como reforçar o uso de máscara e manter o isolamento social se tiver sintomas gripais. Em caso de sintomas, procure atendimento médico para receber o tratamento adequado. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Itajaí chega à vigésima morte por dengue e lidera número de óbitos em SC

Vítima era moradora do bairro São João e tinha comorbidades

Saúde

Balneário Piçarras registra segunda morte por dengue em 2024

A causa da morte, registrada no dia 1º de abril, foi confirmada na última sexta (12)

Saúde

MPT exige que governo promova concurso para área da Saúde em SC

Caso os concursos não sejam divulgados no prazo de 30 dias, governo corre o risco de pagar até R$ 150 mil de multas

Saúde

Escola de Itajaí utiliza tecnologia no combate à dengue

A técnica busca interromper a reprodução do Aedes aegypti

Saúde

Ambulatório de Feridas Complexas de Itajaí é referência no tratamento de lesões de pele

Cerca de 500 atendimentos são realizados todos os meses com pequenas cirurgias, curativos especiais, lasers e outras terapias

Mais notícias