keyboard_backspace

Página Inicial

Esportes

Município de Itajaí lança roteiro, aplicativo e sinalização física para incentivar cicloturismo

Novidade apresenta três rotas na cidade com diferentes níveis de dificuldade

118812 Visor Notícias
Foto: Prefeitura de Itajái/Divulgação

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, lança um novo roteiro e aplicativo de celular para incentivar o cicloturismo na cidade. Ao longo do percurso, foram colocadas placas de sinalização para estruturar a comunicação visual das rotas turísticas. O Itajaí Cicloturismo vai estimular a prática de atividade física, fomentar o turismo no interior da cidade e a gastronomia local. A nova ferramenta foi desenvolvida em parceria com as Secretarias de Tecnologia e Agricultura e Expansão Urbana.

Por meio do aplicativo, que já pode ser baixado nos sistemas Android ou iOS, o usuário tem acesso a três rotas de cicloturismo com diferentes níveis de dificuldade. Os percursos foram definidos com intuito de priorizar o contato com as áreas rurais de Itajaí e buscando evitar as rodovias. As rotas ficam nas localidades Itapaiva, São Roque, Arraial dos Cunha, Brilhante, Km 12 e algumas regiões do Centro também são contempladas.

O secretário de Turismo e Eventos, Evandro Neiva, destaca que o Itajaí Cicloturismo é mais um projeto que faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Turismo. “É gratificante entregarmos para Itajaí um aplicativo com rotas e sinalização física adequada para receber de maneira profissional os ciclistas que vêm contemplar as belezas da nossa cidade e interior”, comenta.

O novo app ainda vai facilitar a mobilidade e poderá ser utilizado em áreas onde não há sinal de internet disponível. Com isso, além dos roteiros, o ciclista terá em suas mãos os mapas e as informações sobre o local em que se encontra em tempo real, como pontos de apoio, padarias, estações de bicicletas, hotéis, restaurantes, entre outros.

Os usuários do Itajaí Cicloturismo também poderão compartilhar trajetos alternativos feitos pelo aplicativo com os amigos em suas redes sociais.

Planejamento Estratégico

A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos executa seu planejamento estratégico em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Municipal de Turismo, instituído através de lei em 2019 (Lei n. 7073 / 29 outubro de 2019). As ações, desenvolvidas em 2021, têm como base os eixos Administrativos e de Infraestrutura Turística e Oportunidades de Negócios. Com isso, todas as atividades são pensadas e desenvolvidas para melhorar a comunicação com a população local e turistas que buscam a cidade.

Confira as rotas disponíveis no aplicativo Itajaí Cicloturismo:

Rota Azul
Dificuldade Física: Fácil
Distância Percurso: 31 km
Altimetria: 478 elevação acumulada
Localidades: Laranjeiras, Campeche, Limoeiro, Brilhante, Brilhante II e Arraial dos Cunha.

Rota Verde
Dificuldade Física: Moderada
Distância Percurso: 43 km
Altimetria: 450 elevação acumulada
Localidades: Centro, Vila Operária, São Judas, Cidade Nova, São Vicente, Cordeiros, São Roque, Arraial dos Cunha, Paciência, Baía, Km 12, Itaipava, Carvalho, Ressacada e Nossa Senhora das Graças.

Rota Vermelha
Dificuldade Física: Difícil
Distância Percurso: 77 km
Altimetria: 1011 Altimetria Acumulada
Localidades: A rota Vermelha abrange todos os bairros das Rotas Verde e Azul em um percurso diferente. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Esportes

Equipe Pedala Itapema se destaca na 34ª Prova Ciclística Subida do Morro da Cruz  

Esses resultados impulsionam a equipe para o próximo desafio, o Itapema Cross Country XCO, que ocorrerá em breve na cidade de Itapema

Esportes

Praia de SC receberá o Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes

Organização vai monitorar a melhor data para a realização da prova no Sul de Santa Catarina

Esportes

VÍDEO: Itapema sedia Circuito Catarinense Sub 21 de Vôlei de Praia

Competição faz parte das comemorações do aniversário da cidade

Esportes

Itapema inaugura campo de futebol no bairro Sertão do Trombudo

A inauguração está programada para começar às 15h e será marcada por um jogo amistoso entre as equipes Veteranos do Sertão e Veteranos do Morretes

Mais notícias

Segurança

Mãe e filho são presos após assassinar idosos e deixar padre ferido em festa em MT

O alvo dos disparos seria o dono da casa, que não chegou a ser atingido

Trânsito

Caminhão sai da pista e colide em árvore na BR-282 em SC

O acidente ocorreu em Iraceminha, no Oeste do Estado