keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Município de Itajaí amplia testagem para coronavírus na população

O Município de Itajaí está ampliando a testagem para coronavírus na população. Desde a última quinta-feira (21) pacientes com sintomas leves e moderados da COVID-19, com indicação médica, começaram a ser testados pela Vigilância Epidemiológica. Os exames serão feitos no Centro Integrado de Saúde (CIS), onde a Secretaria de Saúde instalou dois contêineres para atendimento. Os pacientes são encaminhados, após consulta e avaliação, pelos médicos do Centro Ambulatorial de Triagem e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do CIS para realizar o teste de coronavírus. As unidades básicas de saúde também irão encaminhar pacientes para o teste por meio de agendamento. São disponibilizados testes rápidos e do tipo PCR (cotonete).

Os testes rápidos são destinados aos pacientes a partir do 8º dia de sintomas da COVID-19, pois eles detectam os anticorpos produzidos pelo corpo. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos. Já o teste PCR é feito nas pessoas que apresentam sinais recentes da doença. A amostra é encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública de SC (LACEN) e o resultado demora em média três dias.

A testagem nos contêineres funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local tem capacidade para realizar aproximadamente 40 testes rápidos por dia, além dos exames PCRs. Nos demais dias e horários o atendimento para testes ocorre no Centro Ambulatorial de Triagem. 

Mais testes

Desde abril, o Município de Itajaí vem ampliando gradativamente a testagem para coronavírus na população. Além dos pacientes graves e internados, também são coletados exames de profissionais de saúde, segurança e salvamento, portuários e alguns contatos de casos positivos que apresentem sintomas da doença, conforme critério da Vigilância Epidemiológica. Ao todo, já foram realizados no município 1.285 exames, entre PCR e testes rápidos.

Para ampliar a realização de exames e contemplar mais pacientes com suspeita da doença, a Secretaria já adquiriu mais de sete mil testes rápidos e está comprando outros 20 mil testes do tipo, que devem chegar nos próximos dias, além de 690 exames PCR.

Como funciona a testagem?

Centro de Triagem, UPA CIS e UPA Cordeiros – Médicos encaminham os pacientes sintomáticos para realizar teste após consulta e avaliação clínica.

Unidades básicas de Saúde – Médicos encaminham pacientes sintomáticos para realizar o teste por meio de agendamento. A Vigilância Epidemiológica entra em contato com o paciente e informa dia e horária da testagem.

 

Quem pode fazer o teste?

Pacientes sintomáticos leves, moderados, graves ou internados, todos mediante encaminhamento médico. Também são contemplados profissionais de saúde, segurança, salvamento, portuários e contatos de casos positivos que tenham sintomas.

 

Onde fazer?

Contêineres da Secretaria de Saúde instalados no Centro Integrado de Saúde (CIS) – Avenida Adolfo Konder, 250, bairro São Vicente.

 

Quais os testes oferecidos?

Teste rápido – Para pacientes a partir do 8º dia de sintomas da doença. Resultado sai em aproximadamente 30 minutos.

PCR – Para pacientes no início dos sintomas da doença. Resultado é analisado pelo LACEN e sai em média 3 dias.

 

Geral

Homem invade loja com facão, agride PM e é morto no Oeste de SC

Ele usou um facão para arrombar a porta e reagiu ao ser contido pelos policiais

Geral

Mulher leva homem ao mercado usando coleira

Casal é sadomasoquista e viralizou nas redes sociais

Geral

Morre baleia que foi transportada pela BR-101 até Florianópolis

Cachalote-pigmeu era uma fêmea, com 3 metros de comprimento e 370 quilos.

Cidades, Geral

Outubro Rosa: Anjos do Peito incentiva aleitamento materno para prevenção ao câncer de mama

De acordo com o Ministério da Saúde, risco de desenvolver a doença diminui de 4,3% a 6% a cada 12 meses de amamentação

Geral

Bombeiros impedem que carga de R$ 40 mil pegue fogo durante incêndio em veículo

Incêndio foi registrado em Bombinhas nesta quarta-feira (21)

Mais notícias