keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mundo Senai reúne 1.100 pessoas em Itajaí

Destaque para a visitação do veleiro Aysso, da Família Schurmann, que está sendo reformado por alunos da instituição. O Evento também contou com palestra do "Capitão".

balneario camboriu registrou 121 4 mm de chuva neste momento 1550489989 Visor Notícias

Aproximadamente 1100 pessoas passaram pelos portões da unidade Itajaí do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), durante toda esta quinta-feira, 14 de setembro, no primeiro dia de Mundo SENAI 2017. O público, formado por alunos das escolas do município e por pessoas da comunidade, pode prestigiar atividades e experiências realizadas pelos alunos dos cursos técnicos e, também, do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional. A Mundo SENAI continua durante todo o dia de hoje.

Trabalhos de moda, mecânica, segurança no trabalho, logística, construção naval, entre outros, como dos alunos do ensino médio de química garantiram muito conhecimento para quem passava pelo local.  Rodrigo Augusto Krauel, de 17 anos de idade, é um dos estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio da instituição. Ele explica que o evento serve de chamariz para que todos conheçam as oportunidades contidas no SENAI. “A teoria pode ser meio chata, mas quando você aplica na prática, você vê o quão interessante pode ser o aprendizado, através de experimentos. Aqui temos a oportunidade de chegar preparado no mercado de trabalho”, avalia. Já Vinicius de Castro, que também possui 17 anos de idade, vai começar o curso de logística no ano que vem e aproveitou a ocasião para conhecer toda a estrutura do SENAI. Ele estuda na Escola de Educação Básica Henrique Midon e também visitou o Mundo SENAI. “Pretendo ganhar experiência para o mercado de trabalho e ter um currículo agregado”, ressalta.

O mesmo pensamento é compartilhado pela professora Janaina Dal Mas, que leciona na escola estadual Deputado Nilton Kucker. Ter uma noção do mercado de trabalho e o que os seus alunos podem fazer para se preparar foi o principal motivador da vinda do educandário para o Mundo SENAI. “Eles podem ter uma noção maior do que podem fazer quando saírem da escola. Os alunos começam a perceber coisas que antes eles não percebiam. É uma forma de verem coisas diferentes do que enxergam na sala de aula”, enfatiza.

Dentre todas as atividades propostas pelo Mundo SENAI 2017, uma das mais procuradas foi a exposição do veleiro Aysso, que rodou o mundo levando a família Schurmann para diversos cantos do planeta. A embarcação está sendo totalmente reformada pelos alunos do SENAI Itajaí. Para o professor do curso técnico em construção naval, Fábio Conceição, trata-se de uma oportunidade única para os estudantes do curso, que podem colocar em prática em um veleiro histórico, todos os ensinamentos obtidos em sala de aula. “Eles estão aprendendo na prática como é o dia a dia de um estaleiro. Não é qualquer veleiro. Não é um pedaço de chapa. É um veleiro que já deu duas voltas ao mundo e tem um valor sentimental, além de que ele será um barco escola. Então, acho que esse é o grande diferencial”, explica o educador.

 

O primeiro dia de Mundo SENAI 2017 foi bastante positivo na avaliação de Maíra Brandão, responsável pelas relações com o mercado do SENAI Itajaí. Ela se mostrou surpreendida pela receptividade do público e explica que a comunidade escolar interagiu de maneira muito efetiva com as oficinas e apresentações de trabalhos que ocorreram no evento. “Foi um momento onde também pudemos divulgar os nossos cursos e o ensino médio articulado, mostrar o que os nossos alunos aprendem e de que forma eles podem se inserir no mercado de trabalho. Foi muito positivo”, finalizou.

 

Palestra com Vilfredo Schurmann

 

O desfecho do primeiro dia de Mundo SENAI 2017 foi marcado pela palestra Planejamento Estratégico, proferida pelo capitão do veleiro Aysso e patriarca da família Schurmann, Vilfredo Schurmann. Destinada a empresários, lideranças e convidados, o velejador traçou um paralelo de suas experiências em alto mar, com o dia a dia das empresas, onde é necessário planejar e definir metas. “Planejamos nossa última viagem por cinco anos, para ficar por dois anos e meio no mar. Falei, então, sobre logística, relacionamento interpessoal e os demais desafios que vivemos. Uma expedição tem uma similaridade muito grande com o cotidiano do empresário”, explica.

 

Vilfredo ressalta a parceria que já vem de longa data com o SENAI. Para ele, a instituição soube aceitar os desafios impostos pelas suas viagens ao redor do globo. “Fico muito feliz. Agora estamos fazendo outro trabalho, com o veleiro Aysso, que será um veleiro escola, trabalhando muita inovação e sustentabilidade. É uma sinergia muito boa”.

 

Além das experiências repassadas por Vilfredo Schurmann, o diretor do SENAI Itajaí, Geferson Luiz dos Santos, discorreu a palestra Desdobramento Estratégico, trazendo dicas, provocações e conhecimentos sobre a operacionalização do planejamento organizacional.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão