keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

MPSC recebe as informações sobre fiscalizações de festas e eventos de final de ano

Registros serão enviados às Comarcas para a análise das Promotorias de Justiça e avaliação sobre a necessidade de instauração de procedimentos para apurar os casos

Sirene
Imagem Ilustrativa/Visor Notícias

A Polícia Militar (PMSC), a Polícia Civil (PC), a Vigilância Sanitária Estadual e diversos órgãos municipais de vigilância sanitária responderam aos pedidos de informações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sobre as ocorrências e fiscalizações registradas no período das comemorações de final de ano em festas, eventos, restaurantes, bares e casas noturnas que teriam desrespeitado os decretos e normas sanitárias com medidas voltadas ao controle da transmissão do novo coronavírus no estado.  

Além de informarem o número de fiscalizações e autuações, a PC, a PMSC e os órgãos sanitários anexaram os autos e documentos referentes aos casos em que houve algum tipo de intervenção, como advertência, notificação, interdição, lavratura de termo circunstanciado ou instauração de processo administrativo.  

As informações foram tabuladas e organizadas para envio às Promotorias de Justiça com atribuição na área da cidadania e direitos humanos que, nas comarcas, monitoram a aplicação das medidas contra a covid-19.  

A análise das respostas e dos documentos é de atribuição das Promotorias de Justiça, que avaliarão a necessidade de instauração do procedimento necessário a cada caso ou, mesmo, incluirão as informações em procedimentos que já tenham eventualmente instaurado para apurar as situações em que possivelmente houve o descumprimento das normas sanitárias.  

Junto às informações, o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do MPSC também encaminhou material técnico com o objetivo de auxiliar o trabalho dos órgãos de execução que entenderem pela adoção de providências, como modelos de inquérito civil, recomendação e ação civil pública.  

É oportuno salientar que, em muitas comarcas, as Promotorias de Justiça já haviam instaurado diversos procedimentos para apurar os eventuais abusos e descumprimentos às normas em vigor de combate à covid-19 de acordo com mapa de risco de cada região a partir de notícias veiculadas na imprensa, postagens em redes sociais ou mesmo a representação de cidadãos nos canais de atendimento do MPSC, inclusive em regime de plantão.   

Também há casos em que as próprias autoridades e órgãos locais responsáveis pela fiscalização encaminharam a situação ao conhecimento do Ministério Público para os procedimentos cabíveis. Esses fatos podem gerar eventuais inquéritos civis e procedimentos criminais, com posterior termos de ajustamento de conduta, recomendações ou transações penais ou mesmo ações civis públicas e ações penais públicas visando à responsabilização das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, compensação por danos morais e materiais coletivos ou até mesmo a interdição dos estabelecimentos.  

As situações em que tais procedimentos sejam necessários e concretizados serão divulgadas individualmente à medida que ocorrerem e no momento oportuno.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Duas apostas de SC acertam a quina e prêmio principal acumula para R$ 100 milhões

O sorteio da Mega-Sena 2714 foi realizado na noite desta quinta-feira (18)

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Mais notícias

Segurança

Homem que matou esposa queimada é condenado a 18 anos de prisão

O crime ocorreu em Lages; o condenado agrediu a vítima por ciúmes, e quando ela desmaiou ele colocou fogo na casa e fugiu

Empreendedorismo

CIPLA participa da Construsul com expectativa de crescer 30% no segmento

Feira ocorre de 23 a 26 de abril no ExpoCentro em Balneário Camboriú