keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

MPSC abre inquérito para investigar participantes de festas durante pandemia

Festa tinha 20 pessoas, entre elas um médico, e vídeos circularam nas redes sociais

Um inquérito policial foi instaurado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), para apurar possíveis crimes cometidos pelas pessoas que participaram de festas promovidas em Florianópolis no início de maio, contrariando o isolamento social. Afrontar os decretos estaduais e municipais para enfrentamento do coronavírus configura, em tese, crime contra a saúde pública. A requisição dos inquéritos policiais em relação a 20 pessoas, entre elas um médico, foi feita pela 33ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital à Polícia Civil, no âmbito do procedimento que apura o descumprimento dos decretos estaduais e municipais que estabelecem medidas para enfrentamento à pandemia de covid-19.

O procedimento, foi aberto a partir de documentos recebidos da Vigilância Sanitária municipal, de associações de moradores da Polícia Militar e de manifestações em redes sociais denunciando a ocorrência de festas com aglomeração de pessoas em Florianópolis. De acordo com o Promotor de Justiça Luciano Naschenweng, foi a análise de vídeos das festas postados nas redes sociais que permitiu a identificação da maioria dos participantes que neles aparecem. 

“Em tese, o fato configura conduta criminosa de infringir medida sanitária preventiva, prevista no Código Penal brasileiro e punível com até um ano de detenção, pena aumentada em um terço se o crime for praticado por agente da saúde ou médico”, explica o Promotor de Justiça. Anteriormente, o Promotor de Justiça já havia requisitado inquérito para apurar os supostos crimes praticados pelos organizadores dos eventos e a intensificação da fiscalização pelos órgãos públicos. Esta última medida resultou na autuação de dois bares no último final de semana, que também serão investigados criminalmente.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Mais notícias