keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

MPF solicita novas informações sobre captação de água no rio Tijucas

O procurador do Ministério Público Federal, Darlan Airton Dias, solicitou mais informações para a concessionária Águas de Bombinhas sobre a passagem da adutora em Porto Belo. A empresa tem cinco dias para apresentar a documentação solicitada.

O procurador do MPF (Ministério Público Federal) Darlan Airton Dias solicitou à concessionária Águas de Bombinhas novas informações em relação a obra de captação de água no rio Tijucas. A empresa tem cinco dias para detalhar a passagem da adutora pela praia de Porto Belo, pelo sítio arqueológico que há no local, plano de contingência em eventuais rompimentos, documentação enviada ao Iphan, medidas compensatórias pela supressão de vegetação em área de preservação permanente e também do Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros. No despacho realizado nesta terça-feira, 19, o procurador não apontou motivos para suspender a obra e que decidirá a necessidade de realização de audiência Pública em Porto Belo, somente após participar, no próximo dia 29, de audiência em Bombinhas.

Darlan visitou Porto Belo na última segunda-feira e realizou inspeção em alguns trechos da obra, acompanhando pela ambientalista Lúcia Japp Curlin e de técnicos da Famap (Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo) e de Famab (Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas). De acordo com o procurador, a obra é de utilidade pública e deverá ser avaliada com cautela.

O MPF abriu o procedimento para investigar a obra no final de agosto, após receber denúncias de falta de participação popular. Neste período, outra representação foi protocolada no MPF. E ainda há uma contestação da ETA (Estação de Tratamento de Água) estar sendo construída dentro de Porto Belo. No primeiro caso, após ouvir os envolvidos, Darlan informou que tomara uma decisão somente após o dia 29, quando ocorrerá uma audiência pública em Bombinhas. No segundo, o procurador explicou que a ETA é construída ao lado de uma caixa d’água construída há anos pela Prefeitura de Bombinhas.

Solicitações do Ministério Público Federal

a) detalhamento da passagem da adutora pela praia de Porto Belo;

b) detalhamento da passagem da adutora pelo sítio arqueológico na praia de Porto Belo;

c) detalhamento do plano de contingência e medidas de segurança quanto a eventual

rompimento da adutora;

d) documentação encaminhada ao IPHAN referente ao sítio arqueológico;

e) detalhamento das medidas compensatórias relativas à supressão de vegetação e ao uso de

APP;

f) detalhamento das medidas compensatórias destinadas ao Parque Natural Municipal Costeira

de Zimbros, diretamente afetado pela obra.

O que diz a concessionária

As obras do novo sistema de captação e tratamento de água de Bombinhas continuam normalmente, conforme determinado no projeto e nas licenças emitidas pelos órgãos responsáveis. A concessionária apoia as ações do Ministério Público e vem fornecendo todas as informações solicitadas para os devidos esclarecimentos.

O projeto prevê acompanhamento de arqueólogo para execução do trecho da orla da praia, a fim de garantir a preservação dos vestígios arqueológicos, seguindo orientações do IPHAN, bem como as devidas medidas compensatórias ambientais e a manutenção de áreas de preservação.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Tempo

VÍDEO: Chuva intensa preocupa para as próximas horas

Alerta do Inmet prevê grandes acumulados até a tarde de terça-feira