keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

MPF decide investigar transposição do rio Tijucas para abastecer Bombinhas

O MPF (Ministério Público Federal) abriu inquérito para apurar possíveis irregularidades na obra de transposição do rio Tijucas para levar água até a cidade de Bombinhas. O procedimento assinado pelo procurador da República Darlan Airton Dias levou em conta a necessidade de realização de audiências públicas em obras de grande impacto ambiental, conforme previsto na Lei orgânica do município de Porto Belo. A adutora, que deve resolver o problema de falta de água em Bombinhas, será construída pela concessionária do serviço de água e esgoto da cidade, Águas de Bombinhas, e passará por Tijucas e Porto Belo, num trajeto de quase 30 quilômetros.

Dias recebeu uma série de denúncias contra o projeto, ainda no mês de agosto. Ele quer saber se houve ilegalidade na liberação da obra, que recebeu a licença de instalação da Fatma (Fundação do Meio Ambiente) no último dia 4. O procurador sustenta a abertura do inquérito no fato dos denunciantes informarem que em Tijucas houve discussão do tema, inclusive com o desvio da tubulação para o perímetro rural e também em um ofício do Comitê da Bacia do rio Tijucas, que informa que não participou de nenhum debate sobre o tema.

O procurador pede que FATMA, Prefeitura de Porto Belo,  Águas de Bombinhas e Governo do Estado se manifestem em dez dias. A empresa,  por meio de nota, disse que não há determinação para a paralisação dos trabalhos e que prestará todos os esclarecimentos necessários ao MPF, pois não tem nada a esconder. “A obra está devidamente licenciada pela Fatma e os fatos apresentados na denúncia não condizem com a realidade, o que nos leva crer que há propósitos políticos”, destacou. “As obras seguem normalmente a partir do que está determinado no projeto e nas licenças emitidas” complementou.

*Conteúdo produzido em parceria com o Jornal Notícias do Dia, grupo RIC/Record.

Cidades

Rapaz em surto psicótico anda pelado pelas ruas de São João Batista

Depois de algumas denúncias, policiais militares abordaram o rapaz e precisaram fazer uso da força para contê-lo

Cidades

Motoboys bloqueiam trânsito de Florianópolis em protesto contra blitz

Pelo menos 40 Policiais Militares, PRFs e Guardas Municipais se reuniram na cabeceira da ponte Pedro Ivo para acompanhar o protesto

Cidades

Indícios de irregularidades em contrato de locação é denunciado pelo Detran/SC

Detran/SC constatou uma possível diferença entre a área efetivamente alugada pelo órgão

Cidades, Geral

Com influência do La Niña, previsão é de primavera com chuvas irregulares em SC

Além disso, a primavera aumenta a incidência de temporais

Cidades

Santa Catarina confirma 196.530 recuperados e 2.656 mortes por Covid-19

A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 62,3%

Mais notícias