keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Movimento “OAB Com Sua Cara” é lançado na Capital

Grupo defende a renovação dos quadros e uma Ordem com maior participação de jovens e mulheres

fee6d131 a71d 4788 acc1 b82ae78b0c9a Visor Notícias
Divulgação

Advogados e advogadas de todas as regiões do Estado se reuniram nesta quinta-feira à noite, em Florianópolis, para lançar o movimento “OAB com a sua cara” e defender uma Ordem mais plural, sem personalismos, com maior participação das mulheres, dos jovens e que valorize os pequenos escritórios. Agora o movimento começa a percorrer o interior, divulgando suas bandeiras e mobilizando sua base para as eleições de novembro.

Marcado por grande participação de jovens advogados, o evento também contou com manifestações de vários profissionais que são referência na advocacia, a exemplo do ex-presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho. Ele, que já anunciou que não será candidato, disse que agora é hora de a seccional ser conduzida por uma mulher e que a entidade precisa dar espaço a novas lideranças. “As demandas de ontem já não são as mesmas de hoje. Não podemos deixar a OAB cair na mesmice e por isso estou apoiando este projeto”, destacou.

A advogada Vanusa Varela, vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário, destacou a necessidade de se garantir protagonismo às mulheres para que elas participem e opinem sobre a atuação da Ordem. “Somos a maioria, mas não temos voz”, afirmou. Vanusa destacou a situação vivenciada pela jovem advocacia. “Tem jovem advogado trabalhando com transporte por aplicativo para sobreviver. O advogado que está começando a carreira, com pequeno escritório, seja na subseção ou na Capital, precisa de apoio efetivo”, afirmou.

Ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Arthur Bobsin destacou o sentimento do jovem advogado. “A jovem advocacia quer participar mais. Hoje, o jovem advogado, aquele que gasta sola de sapato, que luta todos os dias para ocupar seu espaço, não se sente representado”, disse.

Vice-presidente da Comissão de Integridade e Governança da OAB/SC e professora universitária, a advogada Vivian Degann dos Santos alerta que os jovens advogados estão saindo desanimados e inseguros da faculdade. “Ninguém prepara este jovem para gestão financeira e administrativa. Ele sai inseguro, desestimulado e com medo. É responsabilidade da OAB olhar por eles”, avaliou ela, defendendo também o empoderamento da mulher dentro da entidade.

Advogado, professor e ex-presidente da Comissão do Direito do Consumidor da OAB/SC, Geyson Gonçalves reforça a responsabilidade da Ordem com os jovens, com quem está iniciando na carreira, com os pequenos escritórios. “É hora de a OAB olhar para quem realmente precisa, que são os jovens, os pequenos e médios escritórios”.

Presidente da Comissão de Direito Ambiental da Seccional, a advogada Rode Martins alertou que a classe está empobrecida e que o sistema da OAB não funciona. “Se o pequeno escritório vai bem, o grande também vai. Tem espaço para todos dentro do mercado, mas é responsabilidade da Ordem dar as condições necessárias para isso acontecer”, disse.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

VÍDEO: Avião da FAB sobrevoa Navegantes e desperta curiosidade

Cena chamou atenção de moradores e fez disparar o número de ligações no aeroporto

Geral

Donos do Beto Carrero financiarão projeto para retomada da obra do parque linear

Moradores poderão usar até quatro metros das “áreas de marinha”

Geral

VÍDEO: Ladrão é espancado por populares após onda de furtos em escolas

Caso ocorreu nesta terça-feira (23) em Cocal do Sul, SC

Geral

Rede de Clínicas São Lucas com sede em Itajaí é vendida por quase R$ 70 milhões

Grupo de São Paulo confirmou a compra e promete manter a marca e os 160 colaboradores

Mais notícias

Segurança

Corpo em decomposição é encontrado próximo de rio em SC

Cadáver foi localizado na linha São José da Barra Verde em Herval d’Oeste

Segurança

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Bombinhas

Prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (24)