keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Movimento “OAB Com Sua Cara” é lançado na Capital

Grupo defende a renovação dos quadros e uma Ordem com maior participação de jovens e mulheres

X
Divulgação

Advogados e advogadas de todas as regiões do Estado se reuniram nesta quinta-feira à noite, em Florianópolis, para lançar o movimento “OAB com a sua cara” e defender uma Ordem mais plural, sem personalismos, com maior participação das mulheres, dos jovens e que valorize os pequenos escritórios. Agora o movimento começa a percorrer o interior, divulgando suas bandeiras e mobilizando sua base para as eleições de novembro.

Marcado por grande participação de jovens advogados, o evento também contou com manifestações de vários profissionais que são referência na advocacia, a exemplo do ex-presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho. Ele, que já anunciou que não será candidato, disse que agora é hora de a seccional ser conduzida por uma mulher e que a entidade precisa dar espaço a novas lideranças. “As demandas de ontem já não são as mesmas de hoje. Não podemos deixar a OAB cair na mesmice e por isso estou apoiando este projeto”, destacou.

A advogada Vanusa Varela, vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário, destacou a necessidade de se garantir protagonismo às mulheres para que elas participem e opinem sobre a atuação da Ordem. “Somos a maioria, mas não temos voz”, afirmou. Vanusa destacou a situação vivenciada pela jovem advocacia. “Tem jovem advogado trabalhando com transporte por aplicativo para sobreviver. O advogado que está começando a carreira, com pequeno escritório, seja na subseção ou na Capital, precisa de apoio efetivo”, afirmou.

Ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Arthur Bobsin destacou o sentimento do jovem advogado. “A jovem advocacia quer participar mais. Hoje, o jovem advogado, aquele que gasta sola de sapato, que luta todos os dias para ocupar seu espaço, não se sente representado”, disse.

Vice-presidente da Comissão de Integridade e Governança da OAB/SC e professora universitária, a advogada Vivian Degann dos Santos alerta que os jovens advogados estão saindo desanimados e inseguros da faculdade. “Ninguém prepara este jovem para gestão financeira e administrativa. Ele sai inseguro, desestimulado e com medo. É responsabilidade da OAB olhar por eles”, avaliou ela, defendendo também o empoderamento da mulher dentro da entidade.

Advogado, professor e ex-presidente da Comissão do Direito do Consumidor da OAB/SC, Geyson Gonçalves reforça a responsabilidade da Ordem com os jovens, com quem está iniciando na carreira, com os pequenos escritórios. “É hora de a OAB olhar para quem realmente precisa, que são os jovens, os pequenos e médios escritórios”.

Presidente da Comissão de Direito Ambiental da Seccional, a advogada Rode Martins alertou que a classe está empobrecida e que o sistema da OAB não funciona. “Se o pequeno escritório vai bem, o grande também vai. Tem espaço para todos dentro do mercado, mas é responsabilidade da Ordem dar as condições necessárias para isso acontecer”, disse.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Caso dos respiradores: ação do Governo garante mais de R$ 34 milhões em bloqueios de bens e valores

Desde 2020, a PGE já entrou com três ações para a devolução dos R$ 33 milhões

Geral

Milagre não acontece e pastor que prometia ressurreição no terceiro dia é enterrado

Multidão acompanhou cortejo e aguardava pela ressureição prometida pelo pastor

Geral

Aulas da rede estadual em 2022 terão início no dia 7 de fevereiro

De acordo com o calendário, o primeiro semestre letivo termina no dia 16 de julho

Geral

Empresa apresenta inovador pneu sem ar e que não fura

O pneu inovador é vazado nas laterais, é resistente a furos e não apresenta queda de pressão, nem risco de danos laterais

Mais notícias

Segurança

Arteris bloqueia trecho da BR-101 em BC nesta quinta e sexta-feira; veja os locais

A Arteris Litoral Sul comunica a restrição temporária no trânsito da Via Gastronômica (Rua Dom Afonso) ao longo desta quinta-feira (28) e sexta-feira (29). O bloqueio ocorre na passagem sob a BR-101 para o lançamento […]

Política

Deputado Coronel Mocellin cobra demandas da segurança pública junto ao governador Carlos Moisés

O deputado Coronel Mocellin esteve, nesta segunda-feira, com o governador Carlos Moisés e com o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, para cobrar pleitos importantes da segurança pública.Entre os quais, agilidade no encaminhamento do […]