keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Morre ex-deputado estadual Ademar Duwe

Natural de Jaraguá do Sul, nascido em 11 de junho de 1938, Ademar Duwe foi Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, Secretário de Estado de Santa Catarina.

X
Foto: OCP News

Morreu, na madrugada desta quinta-feira (11), o empresário e ex-deputado estadual Ademar Duwe, aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital São José, de Jaraguá do Sul, em tratamento contra um câncer.

Natural de Jaraguá do Sul, nascido em 11 de junho de 1938, Ademar Duwe foi Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, Secretário de Estado de Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul ainda, fundou a empresa ADV Aurora e o Clube Cruz de Malta. Por ser um dos idealizadores da Schützenfest, Duwe era o presidente de honra da CCO da Festa dos Atiradores.

Fundou o primeiro Supermercado de Jaraguá do Sul, em 27 de agosto de 1969, e um abatedouro de frangos, firma denominada Ademar Duwe Ltda., em 1975 passou à marca Friluza, sendo Frigorífico Rio da Luz S.A, em 1978, mudou para Fril Frigorífico Rio da Luz S.A. Já em 1984, vendeu a empresa para o Grupo Ceval SEARA, quando foi nomeado Diretor e permaneceu no grupo até 1986. Na mesma época, foi convidado para ser candidato a Deputado e foi assim o início da trajetória política.

Foi deputado eleito para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 1986. Em 1988, foi Deputado Estadual Constituinte.

Em 1989 foi nomeado Secretário, a convite do Governador Pedro Ivo Campos para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Em seguida, o governador o transferiu para Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) e exerceu a função até o final do Governo de 1989.

Nas eleições de 1994 foi lançado candidato a Senador, mas não se elegeu. No início do governo de Paulo Afonso, foi convidado a assumir a Secretaria SEDUMA. No último ano do governo de Paulo Afonso, foi nomeado Secretário da Casa Civil e também eleito Vice-Prefeito de Jaraguá do Sul, onde, por várias vezes, assumiu como Prefeito na Gestão de Ivo Konell (1989-1993), além de Presidente do Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).

Fonte: Visor Notícias

Geral

BR-282 na Grande Florianópolis terá interrupções no fluxo para corte de árvores

Motoristas que passam pela BR-282 no trecho entre os municípios de Águas Mornas e Rancho Queimado, na grande Florianópolis, devem ter atenção redobrada durante este mês de abril. Uma empresa contratada pelo DNIT (Departamento Nacional […]

Geral

Vereadores catarinenses querem legalizar a maionese verde

O texto tem como objetivo a legalização da maionese caseira em bares, lanchonetes e restaurantes do município de Içara

Geral

MP quer converter pena de prisão de casal que fez sexo no Caixa D’aço em multa e trabalho comunitário

A Justiça deverá marcar uma audiência com os réus para que eles saibam da proposta e para que decidam se aceitam ou não a transação penal oferecida pela promotoria de Justiça

Geral

Restaurante e quadras de futebol são interditados por fiscalização em Itajaí

Durante a ação foram verificadas 14 denúncias e efetuados 11 termos de visita, nove autos de intimação e 14 termos de orientação, sete autos de infração

Geral

Vídeo mostra momento em que obra desaba e deixa operários feridos em Santa Catarina

A Defesa Civil aguarda resultados de laudos do Instituto Geral de Perícias (IGP) para determinar as causas do acidente

Mais notícias

Brasil

Justiça nega habeas corpus à mãe e ao padastro do menino Henry Borel

Desembargador entendeu que prisão temporária deve ser mantida

Geral

BR-282 na Grande Florianópolis terá interrupções no fluxo para corte de árvores

Motoristas que passam pela BR-282 no trecho entre os municípios de Águas Mornas e Rancho Queimado, na grande Florianópolis, devem ter atenção redobrada durante este mês de abril. Uma empresa contratada pelo DNIT (Departamento Nacional […]