Líder político foi guerrilheiro, passou 14 anos preso e governou o Uruguai entre 2010 e 2015
José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Mujica enfrentava um câncer no esôfago desde abril de 2024, agravado por uma doença autoimune que afetava seus rins. Ele governou o país entre 2010 e 2015 e ficou conhecido internacionalmente por seu estilo de vida simples e atuação política voltada à inclusão social.
Antes da vida institucional, Mujica foi militante da guerrilha Tupamaros, tendo passado 14 anos na prisão, muitos deles em condições precárias durante a ditadura uruguaia. Após ser anistiado em 1985, fundou o Movimento de Participação Popular (MPP) e iniciou carreira política. Foi deputado, senador, ministro da Agricultura e presidente. Durante seu mandato, promoveu o aumento do gasto social e foi o primeiro chefe de Estado a legalizar a maconha no país.
Após deixar a presidência, voltou ao Senado e renunciou em 2020, devido à saúde frágil. Morava com a esposa, a também ex-senadora Lucía Topolansky, em um sítio nos arredores de Montevidéu, onde cultivava uma horta. Mujica ficou conhecido por doar grande parte de seus vencimentos a projetos sociais e por defender a simplicidade, a justiça social e o respeito à natureza.
Fonte: G1
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.