keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Moradores encontram tartaruga-gigante de 2 metros encalhada viva em praia de SC

Pesquisadores constataram que o animal estava vivo e encalhado na areia. Ele media 1,95 metro e pesava cerca de 250 quilos

tartaruga Visor Notícias

Moradores encontraram uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante  encalhada viva em uma praia de Itapoá, no Litoral Norte do Estado. O animal está ameaçado de extinção e foi localizado por um morador do bairro Barra do Saí.  Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o caso é considerado “raríssimo” porque o animal estava vivo quando encalhou, já que geralmente eles aparecem mortos na costa. A tartaruga foi encontrada com ferimentos no olho, cicatrizes na cabeça e lesão na nadadeira.

O PMP informou que as escoriações podem indicar que o animal tenha interagido com artefatos de pesca e possivelmente afogado. Ela foi levada para o Paraná, onde teria melhores condições para o tratamento. No entanto, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu.

Foi o primeiro caso em que uma tartaruga-gigante encalhou vivo na costa catarinense desde que iniciou o monitoramento pelo PMP, há cerca de oito anos. A veterinária Giulia Gaglianone Lemos, explicou como a tartaruga pode ajudar nos estudos para a preservação do animal.

“Quando [os animais] encalham mortos, eles aparecem na praia alguns dias após a morte, num estágio de decomposição avançado. Nem sempre se tem a possibilidade de ter todas as respostas. Essa em específico não, vamos conseguir ter um monte de respostas. É uma oportunidade valiosa de aprendizado e estudos para fazer políticas públicas de conservação”, explicou.

Em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão feitos exames para ajudar a entender a causa da morte, além de outras características do animal. No Norte de Santa Catarina, o PMP atua em conjunto com a Universidade da Região de Joinville (Univille). O morador da Barra do Saí encontrou a tartaruga e chamou o PMP, que foi até o local. Os pesquisadores constataram que o animal estava vivo e encalhado na areia. Ele media 1,95 metro e pesava cerca de 250 quilos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: AN/G1

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Bombeiros resgatam cachorro parcialmente soterrado em Florianópolis

O cachorro chamado ''Gordo'' foi resgatado sem ferimentos na tarde desta quarta-feira (17) em Ponta das Canas, no Norte da Ilha

Animal

Caramujo-africano do tamanho de um pé é encontrado em Criciúma

Ao encontrar, a população deve matá-lo, queimá-lo e enterrá-lo, usando sempre luvas de proteção para evitar qualquer contato direto

Animal

Polícia resgata cães em situação de desnutrição severa no Extremo-Oeste de SC

No total 14 cães, em situação de desnutrição severa, foram resgatados em Tigrinhos

Animal

Cachorro cego é resgatado em condições deploráveis e tutor é preso

O caso ocorreu em São José; o animal estava acorrentado, encharcado, infestado de pulgas e carrapatos, e sem conseguir se locomover

Animal

Cachorro cai dentro de poço em construção em Mafra

A queda do cachorro foi suavizada por um espelho d'água acumulado no fundo do poço

Mais notícias

Geral

Mais de 800 mil pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024 em SC

Prazo para envio começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio

Trânsito

VÍDEO: Trânsito intenso no sentido Itapema a Porto Belo

Rota tem desvio pela ponte balsa para a construção da nova ponte