Página Inicial
PolíticaMoisés, Daniela e Tasca são notificados da denúncia por crime de responsabilidade
Moisés e o secretário de Estado da Administração receberam as cópias da denúncia no Centro Administrativo de Santa Catarina. Já a vice-governadora foi pessoalmente notificada na residência oficial, situada na área continental de Florianópolis
O 1º secretário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Laércio Schuster (PSB), notificou pessoalmente, na tarde desta quinta-feira (30), os citados na representação por crime de responsabilidade lida pela manhã, na sessão ordinária, que poderá resultar no impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), da vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) e do secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca. Com a notificação, passa a contar o prazo de 10 sessões ordinárias para que os citados apresentem suas respostas ao Parlamento catarinense.
Moisés e o secretário de Estado da Administração receberam as cópias da denúncia no Centro Administrativo de Santa Catarina. Já a vice-governadora foi pessoalmente notificada na residência oficial, situada na área continental de Florianópolis.
“Depois de mais de 20 anos, os catarinenses estão voltando a conviver com o fantasma do impeachment”, afirmou Schuster. “Entregamos pessoalmente a notificação ao governador, ao secretário e à vice-governadora.”
A representação por crime de responsabilidade e o despacho da Presidência da Assembleia com o recebimento da denúncia serão publicados no Diário Oficial da Alesc. O ponto central da denúncia é a concessão de reajuste aos procuradores do Estado, visando à equiparação salarial com os procuradores do Parlamento catarinense, por meio de decisão administrativa sigilosa, sem autorização legislativa.
Na próxima semana, deve ser formada a comissão especial, composta por nove deputados, que vai analisar as respostas de Moisés, Daniela e Tasca à representação. Os integrantes serão indicados pelos líderes e a distribuição das vagas entre as bancadas e os blocos parlamentares observará a proporcionalidade partidária, ou seja, quanto mais cadeiras um partido ou bloco tiver no Parlamento, mais vagas terá na comissão.
A composição dessa comissão deverá ser ratificada por meio de votação em plenário e oficializada pelo presidente da Alesc. Após a publicação no Diário Oficial do Legislativo, o colegiado terá 48 horas para se reunir e eleger presidente, vice-presidente e relator. Caberá à comissão a elaboração de parecer que resultará em projeto de decreto legislativo (PDL) pelo acatamento ou não da denúncia apresentada na representação e posterior julgamento dos envolvidos.
Notícias Relacionadas
Trump é banido do Facebook e Instagram um dia após invasão no Congresso dos EUA
A exclusão pode ser prolongada indefinidamente, segundo Mark Zuckerberg, diretor-executivo das plataformas
Eleições da Câmara e Senado movimentam a política em Brasília
Leia na Coluna Esplanada desta quinta-feira (07) direto de Brasília
Esplanada: Reforma ministerial deve aumentar a presença do Centrão no governo federal
Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília
Vereador Xepa assume presidência da Câmara de Itapema
Mais três vereadores compõem a Mesa Diretora do Poder Legislativo: Wanderley Dias (PSD) como vice presidente; Raquel Josino (PSL) como 1ª Secretária; e Leonardo Cordeiro (MDB) como 2º Secretário
Prefeito vai a cerimônia de posse montado em boi e reduz o próprio salário em 92%
Segundo o político a redução foi pensada para servir como exemplo ao trabalhador
Mais notícias
-
Ladrão furta carro funerário com defunto dentro em SC e sofre acidente durante fuga
-
Previsão indica temporais em diversas regiões de SC neste domingo
-
Jovem é morto com facada no peito enquanto comprava bebidas
-
Caminhoneiro morre após colisão frontal entre duas carretas
-
Vídeo flagra homem sendo atingido por disparo acidental em clube de tiro de Camboriú
-
São João Batista registra queda de duas pontes e alagamentos após temporal