keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Moisés apresenta modelo catarinense de segurança pública para o vice-presidente Mourão

Desde a instalação do Colegiado Superior, os índices de criminalidade violenta estão em queda contínua em Santa Catarina

carlos moises apresenta modelo catarinense de seguranca publica para o vice presidente mourao 20220511 2006603221 Visor Notícias
Bruno Batista/VPR

O governador Carlos Moisés fez uma visita institucional ao vice-presidente Hamilton Mourão na tarde desta quarta-feira (11) para apresentar o modelo catarinense do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. A estrutura substitui a antiga Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Por meio do colegiado, os chefes das instituições de segurança se revezam na presidência a cada ano. A figura do secretário foi extinta. Em 2019, a presidência coube à Polícia Militar. Em seguida, vieram a Polícia Civil (2020) e o Corpo de Bombeiros Militar (2021). Atualmente, o posto é exercido pelo perito-geral Giovani Eduardo Adriano, da Polícia Científica.

Desde a instalação do Colegiado Superior, os índices de criminalidade violenta estão em queda contínua em Santa Catarina. Os homicídios caíram cerca de 10%, enquanto os roubos tiveram redução de quase 15%.

“Esses resultados são fruto da integração de todos os atores da segurança pública. Os órgãos se reúnem periodicamente para discutir ações e estratégias de longo prazo. Nosso modelo tem sido elogiado em nível nacional, com representantes de outros estados nos procurando para seguir pelo mesmo caminho. Mostramos um pouco dos nossos indicadores ao vice-presidente”, relata o governador.

A professora Fernanda Kempner defenderá, em sua tese de doutorado, que o modelo catarinense serve como um exemplo para o país. “As instituições passaram a fazer um trabalho integrado, conhecem e confiam no trabalho do outro”, disse ela, que estuda engenharia e gestão do conhecimento na UFSC.

O governador Carlos Moisés também aproveitou a conversa em Brasília para convidar o vice-presidente para uma visita institucional a Santa Catarina na próxima semana.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Mais notícias

Inusitado

Cidade de SC usa superdrones na luta contra infestação de maruim

Esses drones são equipados para dispersar um controlador biológico que altera o pH dos ovos dos mosquitos, impedindo novos nascimentos.

Inusitado

Corpos de vítimas do acidente que deixou sete mortos são trocados

O erro só foi descoberto quando familiares abriram o caixão de Maria Arlete