keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Moisés apresenta modelo catarinense de segurança pública para o vice-presidente Mourão

Desde a instalação do Colegiado Superior, os índices de criminalidade violenta estão em queda contínua em Santa Catarina

Bruno Batista/VPR

O governador Carlos Moisés fez uma visita institucional ao vice-presidente Hamilton Mourão na tarde desta quarta-feira (11) para apresentar o modelo catarinense do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. A estrutura substitui a antiga Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Por meio do colegiado, os chefes das instituições de segurança se revezam na presidência a cada ano. A figura do secretário foi extinta. Em 2019, a presidência coube à Polícia Militar. Em seguida, vieram a Polícia Civil (2020) e o Corpo de Bombeiros Militar (2021). Atualmente, o posto é exercido pelo perito-geral Giovani Eduardo Adriano, da Polícia Científica.

Desde a instalação do Colegiado Superior, os índices de criminalidade violenta estão em queda contínua em Santa Catarina. Os homicídios caíram cerca de 10%, enquanto os roubos tiveram redução de quase 15%.

“Esses resultados são fruto da integração de todos os atores da segurança pública. Os órgãos se reúnem periodicamente para discutir ações e estratégias de longo prazo. Nosso modelo tem sido elogiado em nível nacional, com representantes de outros estados nos procurando para seguir pelo mesmo caminho. Mostramos um pouco dos nossos indicadores ao vice-presidente”, relata o governador.

A professora Fernanda Kempner defenderá, em sua tese de doutorado, que o modelo catarinense serve como um exemplo para o país. “As instituições passaram a fazer um trabalho integrado, conhecem e confiam no trabalho do outro”, disse ela, que estuda engenharia e gestão do conhecimento na UFSC.

O governador Carlos Moisés também aproveitou a conversa em Brasília para convidar o vice-presidente para uma visita institucional a Santa Catarina na próxima semana.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Jorginho Mello participa de evento de filiação em Itapema e faz entrega de emenda em Navegantes

Jorginho conversou com apoiadores e destinou uma emenda de R$ 400 mil para auxílio a assistência social do município de Navegantes

Política

Vereador quer que FAACI inclua pagamento de ração para animais como forma de compensação ambiental

O Projeto de Lei já foi lido na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil faz operação contra tráfico de drogas em Porto Belo

Investigações tiveram início em 2020 após Guarda Municipal apreender R$ 8 mil em posse de dois suspeitos

Cultura e Lazer

Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí

Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí