keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ministério Público cobra mais rigor contra Covid-19 durante o feriadão

Em pelo menos três municípios do litoral catarinense as Promotorias de Justiça que atuam na área da Saúde emitiram recomendações aos Prefeitos para que sejam tomadas medidas efetivas para a contenção de aglomerações nas praias, […]

94534116 f40d 48ea a4f8 4eca12fa32e7 Visor Notícias
Divulgação

Em pelo menos três municípios do litoral catarinense as Promotorias de Justiça que atuam na área da Saúde emitiram recomendações aos Prefeitos para que sejam tomadas medidas efetivas para a contenção de aglomerações nas praias, bares e restaurantes, para intensificar a fiscalização sanitária visando cobrar o cumprimento dos decretos municipais e estaduais de combate à covid-19 e para  fazer valer as normas de distanciamento social, com o aumento do policiamento nas áreas públicas que atraem o maior número de moradores e turistas.

Os principais motivos que levaram o Ministério Público a cobrar ações mais enérgicas das autoridades Municipais de Florianópolis, Imbituba e Balneário Camboriú neste feriado de Finados foram os precedentes ocorridos no último feriadão, em 12 de outubro, e o crescimento de casos que vêm sendo registrados desde então, não apenas nas regiões litorâneas e turísticas, mas em praticamente todo o estado. Nos hospitais, após uma queda na ocupação dos leitos de UTI, o número de pacientes que precisam de tratamento intensivo vem crescendo novamente.

Florianópolis: 84,66% de ocupação das UTIs

Na recomendação expedida nessa quarta-feira (28/10) à Prefeitura Municipal, a 33ª Promotoria de Justiça da Capital demonstra que houve um “notório aumento das taxas de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI na Grande Florianópolis” após o último feriadão, há cerca de duas semanas.

Segundo o Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Nascheweng, já há hospitais da rede privada com 100% de ocupação e mais de 84,66% dos leitos de UTI para adultos em Florianópolis estão ocupados. Além disso, a Unimed Grande Florianópolis determinou a suspensão das cirurgias eletivas a partir de 20 de outubro por causa do crescimento de internações por covid-19.

Na manhã desta quinta-feira (29/10), o Ministério Público se reuniu, em videoconferência, com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), polícias Civil e Militar, prefeitos e secretários municipais de Saúde da Grande Florianópolis, Vigilância Sanitária Estadual, secretários municipais de segurança e guarda municipal e Abrasel (que representa hotéis, bares e restaurantes da região), para discutir as medidas de combate à pandemia neste feriadão.

Balneário Camboríú: classificação de risco piorou de “ALTO” para “GRAVE” após último feriado

Em Balneário Camboriú, a 6ª Promotoria de Justiça expediu a recomendação ao Município após constatar “diversos focos de aglomeração de pessoas, sem o uso de máscaras, em espaços públicos como praias e praças, em bares, restaurantes e em casas noturnas que funcionaram em contrariedade à proibição do exercício da atividade” no feriadão de Nossa Senhora Aparecida (12/10).

Como consequência desses fatos, ainda segundo a recomendação a classificação de risco da região piorou, passando de “ALTO” para “GRAVE”. A Unimed da região também suspendeu as cirurgias eletivas a partir de 28 de outubro devido ao aumento de casos de covid-19 que precisam de internação.

A Prefeitura, pela recomendação, deverá reunir os setores técnicos da área de Saúde do Município para definir as medidas para aumentar o rigor na aplicação das ações de controle e prevenção à pandemia e divulgar de forma ampla à população o que será feito para combater a propagação do coronavírus neste feriado.

A recomendação foi encaminhada à Prefeitura na terça-feira (27/10) e o Município vem dando publicidade às ações em seu portal e nas suas redes sociais para orientar o público.

Imbituba: imagens da Praia do Rosa lotada despertaram o alerta

Em Imbituba, a 1ª Promotoria de Justiça convocou uma reunião com o Município onde foram definidas ações concretas, por meio de fiscalização que imponha a adoção das medidas sanitárias em vigor, que evitem a repetição das cenas que ocorreram no último feriado, quando a Praia do Rosa ficou tomada.

O Município emitiu um novo decreto restringindo as atividades nas praias, como a proibição do comércio ambulante e da permanência de pessoas na faixa de areia com equipamentos como guarda-sóis, cadeiras, caixas de isopor e caixas de som.

A Prefeitura Municipal anunciou nessa quarta-feira a adoção de uma força-tarefa reunindo a Secretaria Municipal de Saúde  e a Polícia Militar para aumentar a fiscalização no feriado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão