keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

MetSul Meteorologia diz que Santa Catarina enfrentará uma calamidade por conta das chuvas

Acumulados entre essa quinta e sábado podem atingir de 300 mm a 400 mm em alguns pontos

metsul Visor Notícias
Foto: MetSul/Divulgação

O site especializado em meteorologia, MetSul emitiu um alerta nesta quinta-feira (21), informando que a situação das chuvas em Santa Catarina vai se agravar. Conforme o portal, os volumes em pontos do Leste e do Nordeste catarinense podem ser extraordinariamente altos até o sábado, alertam os meteorologistas da MetSul. 

Os acumulados entre essa quinta e sábado podem atingir de 300 mm a 400 mm em alguns pontos, que somados ao que já choveu, acabará trazendo um cenário de enorme perigo à população por inundações e deslizamentos. O que se desenha é uma condição de calamidade em parte de Santa Catarina. 

Grande número de deslizamentos de terra já foram registrados nas últimas horas e os rios começam a transbordar. Enchentes já atingem cidades como Benedito Novo, Rio dos Cedros e Timbó, no Médio Vale do Itajaí, e o número de localidades com inundações vai crescer significativamente. 

A MetSul reforça que o quadro já muito complicado deve se agravar e atingir nível crítico por chuva extrema em pontos de Santa Catarina e do Paraná. O modelo WRF está projetando chuva extrema na ordem de centenas de milímetros, de 200 mm a 400 mm, para pontos do Leste e o Nordeste de Santa Catarina e da costa do Paraná entre esta sexta (22) e o sábado (24).

Com o que já caiu de chuva, o que deixa o solo saturado, e a perspectiva ainda de muita água, antecipa-se se um cenário de extremo perigo para deslizamentos e inundações com grave risco à vida em áreas com maior vulnerabilidade como zonas alagadiças e de encostas.

Apesar de problemas em áreas mais afastadas da costa, no interior dos dois estados, as regiões que mais preocupam são as próximas do oceano no Leste do Paraná e de Santa Catarina, mas, principalmente, no Nordeste catarinense, da região de Florianópolis até Itapoá. Espera-se chuva orográfica, associada ao relevo, capaz de gerar volumes excepcionais de precipitação em curto período (100 mm a 200 mm em três horas).

As áreas de maior perigo são as regiões de Florianópolis, Itajaí, Brusque, Timbó Joinville, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Blumenau, e os municípios próximos. No Paraná, o maior risco se concentra nas áreas de Guaratuba, Paranaguá e Matinhos.  Municípios do Planalto Norte Catarinense também estão na área de risco crítico com acumulados do início da semana até ontem de 200 mm em alguns pontos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MetSul Meteorologia

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Em poucas horas, polícia recupera dois veículos recém-furtados na BR-282 em Lages

Casos ocorreram na noite deste domingo (14) na Serra catarinense

Geral

Novas aeronaves do Governo do Estado realizam os primeiros transportes de pacientes 

As aeronaves foram entregues pelo Governo do Estado na última semana

Geral

Piloto catarinense morre em acidente com avião na Bahia

Ainda não se sabe o que provocou o acidente

Geral

Fogo consome apartamento no Centro de Balneário Camboriú

Bombeiros controlaram incêndio, ocorrido no início da tarde desta segunda-feira (15)

Geral

Chuvas em SC deixam 82 desalojados e 11 desabrigados

Grande Florianópolis foi uma das regiões mais afetadas por conta das chuvas non fim de semana

Mais notícias

Eventos

Festival de Outono de Jurerê in_ promove arte, dança, música e cultura  

Programação nos hotéis e no Jurerê OPEN, durante o mês de abril, é focada na produção de artistas locais