keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Metodologia que auxilia crianças na criação de jogos digitais é premiada

X

A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que apresentou um framework que proporciona a possibilidade de crianças criarem seus próprios games foi escolhida como melhor tese no Prêmio Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação. A premiação integrou o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado de 30 de outubro a 1º de novembro, em Recife (PE).

Intitulada “Eu fiz meu game: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças”, de autoria de Adriana Gomes Alves, professora dos cursos de Ciência da Computação e Design de Jogos Digitais, em sua tese de Doutorado em Educação, a pesquisa foi orientada pela professora Regina Célia Linhares Hostins e coorientada pelo professor André Luis Alice Raabe. O trabalho definiu um frameworkmetodológico para a criação de jogos digitais com e por crianças, como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de crianças e para a promoção de inclusão de crianças com deficiência na escola regular.

O CBIE é o maior evento científico da área de tecnologia na educação, e busca promover o diálogo, a troca de experiências e as pesquisas científicas da área. Neste ano, o congresso contou com mais de 700 inscritos e mais de mil submissões de trabalhos, distribuídos entre os diversos subeventos e trilhas. 

A avaliação do concurso deu-se em duas etapas, sendo a primeira a avaliação de artigo e da tese (completa). Desta primeira etapa foram selecionadas seis teses com temas referentes à informática na educação. A segunda etapa consistiu de apresentação oral dos concorrentes selecionados em sessão específica do concurso durante o CBIE. Os candidatos foram questionados e avaliados por uma banca composta de três professores doutores especialistas da área. Deste processo, foram selecionadas as três melhores teses, com premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares, e os demais receberam menção honrosa.

 

Cidades

Vídeo: Policiais ajudam cadeirante a subir rua íngreme

Os policiais estavam na rua quando perceberam a dificuldade de uma deficiente física em subir o local íngreme

Cidades

Governo estuda cinco rotas para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis

Estudo ainda está na fase de modelagem, que será debatido com as prefeituras

Cidades

SC gera 25 mil empregos em setembro e obtém o melhor resultado do Sul do Brasil

Todos os setores da economia catarinense sentiram o aumento do número de postos de trabalho

Cidades

Mulher é resgatada após cair de prédio em Navegantes

A mulher estava caída na marquise do prédio quando os socorristas chegaram

Mais notícias