keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Metade dos pacientes agendados não comparece para fazer exames em Camboriú

O novo Hospital de Camboriú já agendou 45 exames, mas até o momento, quase metade dos pacientes não compareceu para os procedimentos

navegantes reune mais de 275 mil folioes em cinco dias de festa 1551908586 Visor Notícias

O Hospital Cirúrgico Camboriú incluiu dois novos exames na listagem de procedimentos oferecidos para a população: a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia. Os exames começaram a ser realizados logo após a reabertura do hospital, com a liberação de 15 agendamentos por semana. A ideia, segundo a diretora geral do HCC, Diane Schwerz, é reduzir a espera dos pacientes de Camboriú que aguardam na fila.

O prefeito Elcio Rogério Kuhnen destaca a importância desses exames para diagnósticos precisos. “São exames importantes, que agora passam a ser oferecidos em Camboriú, reduzindo o tempo de espera da população que precisa desses diagnósticos”, explica ele. Até o momento, 45 agendamentos foram liberados. Muitos moradores, porém, confirmaram o exame, mas não compareceram na data marcada.

“Estamos com uma média de sete faltas por semana para os exames de endoscopia e colonoscopia. É quase metade dos agendamentos”, revela a diretora do HCC. Segundo ela, a ausência após confirmação prejudica o andamento da fila de espera. “O horário que está marcado para alguém que não veio, resulta em equipamentos e profissionais ociosos, que poderiam estar atendendo outra pessoa”, explica. Além disso, a falta sem justificativa prejudica o próprio paciente, que retorna para o final da fila de espera.

Além desses exames, o HCC segue com as cirurgias eletivas, como vasectomias, retiradas de hérnia, hemorroidectomia e retirada de vesícula. Para o secretário de Saúde de Camboriú, Ronnye Peterson Nasser dos Santos, o funcionamento do HCC tem superado as expectativas. “Em aproximadamente 15 dias de atuação, já tivemos cirurgias pequenas e complexas, vários exames de imagem, endoscopias, colonoscopias. O retorno da população também é bastante positivo, o que nos motiva a seguir aprimorando os serviços”, comenta.

O prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, reforça a importância dos exames e das cirurgias eletivas para reduzir a demanda da população por atendimentos de alta complexidade. “Atender no HCC com as cirurgias eletivas e a possibilidade de diagnóstico precoce no caso de problemas gastrointestinais, com as colonoscopias e endoscopias, deve representar um impacto muito positivo na demanda por saúde de toda a região, porque retira o paciente da porta da emergência. São importantes ações preventivas”, defende Elcio.

Recursos federais 

Há alguns dias, o Ministério da Saúde autorizou o Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) a receber recursos pelo MAC, que trata de média e alta complexidade. Desta forma, além do custeio do Governo do Estado, o hospital poderá receber custeio do Governo Federal. “Este é mais um passo importante para a manutenção do hospital e inclui a possibilidade de recebermos emendas de parlamentares federais”, finaliza o prefeito Elcio.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão