keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Mesmo com projeção de reajuste, GNV manterá competitividade em SC

Atualmente, há cerca de 112 mil usuários de GNV com carros emplacados em Santa Catarina, segundo dados do Denatran.

X
Foto: Divulgação Gás Natural

O Gás Natural Veicular (GNV) manterá competitividade frente à gasolina e ao etanol mesmo após reajuste, que acontecerá a partir de julho. A projeção, realizada pela Companhia de Gás de SC (SCGÁS), pode ser consultada em uma ferramenta criada pela distribuidora que promove um comparativo entre os combustíveis.

A tarifa do combustível em Santa Catarina é regulada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de SC (Aresc) e sofre duas variações ao ano no preço de distribuição aos postos, em janeiro e julho, diferente de outros combustíveis, que variam quase mensalmente.

Atualmente, há cerca de 112 mil usuários de GNV com carros emplacados em Santa Catarina, segundo dados do Denatran. A frota é composta, em sua maioria, por motoristas de aplicativo e representantes comerciais, que percorrem grandes distâncias com seus veículos diariamente. Esses proprietários resgatam os investimentos nas instalações dos Kits GNV mais rapidamente.

“Cada vez mais motoristas estão adaptando seus veículos e economizando com o GNV. Isso se deve a competitividade histórica do produto, o fenômeno do transporte por aplicativos, e também pela segurança regulatória que nos permite expandir cada vez mais ampliar a oferta do produto”, diz o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl.

Para o presidente da Associação das Convertedoras de Gás Natural (ACGNV), Layonn Volpato, a tarifa regulada acaba “trazendo mais estabilidade ao usuário” e é um dos fatores que levam os motoristas a optarem pelo GNV.

Por conta dessa regulação, a tarifa fica congelada por seis meses no Estado, sofrendo reajustes, ordinariamente, influenciada por preços do petróleo tipo brent no cenário internacional, que é a mecânica de precificação estabelecida para o gás natural em todo o país.

Em maio, a competitividade do GNV foi de 47% em relação à gasolina e de 58% quando comparado ao etanol, segundo cálculo realizado pela SCGÁS com dados da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, a SCGÁS comercializa o GNV aos postos por 2,3725 R$/m³, o valor mais baixo entre todas as distribuidoras do país.

Outra vantagem do GNV é a segurança em relação aos demais combustíveis, pois os usuários realizam inspeções anuais. “Todos os carros a gás natural fazem inspeções anuais visando sempre a segurança em todos os sentidos, não apenas do kit mas do veículo em geral, como teste em freios, suspensão e iluminação”, explica Volpato.

Fonte: Visor Notícias

Economia

Pequenos negócios respondem por 72% dos empregos gerados no país

Apenas em junho de 2021, as micro e pequenas empresas (MPE) apresentaram 871.197 admissões contra 654.801 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 216.396 empregos gerados.

Economia

Seis em cada dez consumidores sofreram algum tipo de fraude financeira no último ano, aponta pesquisa

De acordo com o levantamento, 62% dos entrevistados se consideram uma pessoa mais preparada para evitar esse tipo de crime após ter sofrido uma fraude e 91% adotaram algum tipo de medida para evitar novas fraudes

Economia

Confiança do empresário cresce em julho, mas consumo ainda é tímido em SC

A Confiança do Empresário do Comércio atingiu 124,8 pontos, o índice mais alto desde o início da pandemia.

Economia

Santa Catarina terá ampliação de suprimento de Gás Natural

Após conclusão da Chamada Pública da SCGÁS, suprimento adicional destinado à Região Sul do Estado será fornecido pelo modal GNL a partir de março de 2022

Economia

Governo de SC aumenta parâmetro do ICMS para gasolina em 7%

Os valores são um preço médio considerado pela Fazenda para estabelecer a cobrança do ICMS

Mais notícias

Segurança

Veja as fotos de ritual satânico feito por estudante de medicina que matou os pais

O caso é investigado pela Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Homicídio e Proteção à Pessoa

Segurança

“O diabo desceu até vós, pouco tempo lhes resta”, estudante de medicina mata os pais em suposto ritual satânico

Após matar os pais, o estudante teria ligado para um familiar e dito que tinha “feito uma bobagem”