keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Mesmo após lei da Alesc proibir pedágios, MP diz Bombinhas pode cobrar TPA

TPA de Bombinhas já foi considerada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), constitucional

tpa 0.jpeg Visor Notícias
Prefeitura de Bombinhas

Após a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que proíbe a cobrança de pedágios urbanos, a 2ª Promotoria de Justiça de Porto Belo, arquivou uma notícia de fato sobre a continuidade da cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) em Bombinhas. De acordo com a nota publicada pela colunista da NSC, Dagmara Spautz, o entendimento foi de que o caso de Bombinhas já está pacificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a taxa constitucional. A TPA voltou a ser cobrada no dia 15 de novembro.

O STF julgou o caso no ano passado, em resposta a uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A Suprema Corte concluiu que a cobrança, em Bombinhas, não viola o direito de ir e vir e tem respaldo na preservação ambiental.

Os efeitos da aprovação da emenda constitucional na Alesc, em outubro, foram avaliados pelo Centro de Apoio Operacional do Controle da Constitucionalidade (Ceccon) do MPSC. A conclusão foi que, no caso de Bombinhas, não cabem mais questionamentos constitucionais à taxa, e por isso a manutenção da cobrança não expõe o prefeito Paulo Dallago Muller a ação por improbidade.

Um dos questionamentos feitos à continuidade da cobrança ao Ministério Público partiu do deputado estadual Ivan Naatz (PL), autor da PEC dos pedágios urbanos, que enviou em 17 de novembro ao Procurador Geral do Estado, Fernando Comin, um ofício em que questionou a retomada da cobrança.

O parecer do MPSC diz respeito apenas a Bombinhas. Santa Catarina também tem pedágio instituído em Governador Celso Ramos, onde a cobrança foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) antes da aprovação da PEC.

Fiscalização

A TPA de Bombinhas é alvo de um procedimento de acompanhamento e fiscalização por parte do Ministério Público, na 1ª Promotoria de Justiça. Neste momento, estão sob análise as contas desde o início da cobrança, na temporada 2014-2015. A perícia é feita pelo Centro de Apoio Técnico do MPSC e o resultado deve sair em abril do ano que vem.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Dagmara Spautz/NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Clube de milionários tem pista de R$ 1 bilhão onde eles podem dirigir a quase 250km/h

Designer da F1 projetou pista de corrida privada e para fazer parte desse seleto grupo, é preciso desembolsar R$ 1,2 milhão

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Mais notícias

Saúde

Balneário Camboriú tem quase mil casos de dengue confirmados

Centro de Balneário Camboriú é o local que mais registrou focos do mosquito

Segurança

Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas

Guarda Municipal está armada efetivamente desde janeiro de 2020 e, atualmente, conta com 82 agentes e 18 viaturas