keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Médicos catarinenses realizam cirurgia de mudança de sexo em gêmeas em Blumenau

O caso também é raro no mundo, onde poucas gêmeas mulheres mudaram o sexo, mas o caso brasileiro é o primeiro de transição masculino para o feminino.

X
Foto: Divulgação

Algo inédito na literatura médica mundial está acontecendo em Santa Catarina. Irmãs gêmeas, de 19 anos, que nasceram com o sexo biológico masculino, mas que já discutiam a transição para o feminino desde antes de completarem a maioridade realizam nesta semana a cirurgia de redesignação sexual, popularmente conhecida como mudança de sexo.

O caso também é raro no mundo, onde poucas gêmeas mulheres mudaram o sexo, mas o caso brasileiro é o primeiro de transição masculino para o feminino. A cirurgia da primeira irmã aconteceu nesta quarta-feira, no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, com duração de cinco horas. A outra irmã passa pela operação nesta quinta-feira. Após os procedimentos elas permanecem em observação por três dias.

Ambas começaram o tratamento hormonal com anticoncepcional por volta dos 15 anos e não querem suas identidades reveladas. Para elas a cirurgia é a realização de um sonho, que as tornará completas, sem o órgão genital masculino.

Quem realiza a operação de redesignação sexual são os médicos José Carlos Martins Junior e Cláudio Eduardo de Souza, que comandam o Transgender Center Brazil, clínica especializada em cirurgia trans e feminização facial. A dupla, que atende no Brasil e no exterior atua em Blumenau e mantém escritório em São Paulo, tendo realizado cerca de 400 cirurgias de transição de gênero desde a inauguração, em 2015.

Competindo com os principais centros especializados do mundo, principalmente na Tailândia, a Transgender, como é chamada pelas pacientes, se tornou referência no assunto no Brasil, e ganhou espaço nos Estados Unidos e Europa. Juntos, os médicos Dr. José Martins e Dr. Claudio Eduardo realizaram a primeira cirurgia de redesignação sexual de Santa Catarina e transformaram a Transgender na única clínica privada do país a realizar toda e qualquer cirurgia de transição, atendendo a transição de masculino para feminino e feminino para masculino.

Os profissionais possuem treinamento pelo Transgender Center, da Filadélfia, Estados Unidos e são membros da WPATH, associação mundial de profissionais que se dedicam a pessoas trans. Periodicamente ainda realizam palestras e orientações a pacientes no continente europeu.

Fonte: Visor Notícias

Geral

VÍDEO: Cobra caninana de quase 2 metros é encontrada no quintal de residência em SC

Cobra tenta subir pela parede para fugir, mas é capturada por biólogo

Geral

Casal esquece de pagar bilhete de loteria e perde R$ 1,4 bilhão em sorteio

A notícia de que o pagamento do bilhete não havia sido gerado foi certificada pela própria loteria

Geral

Família catarinense pede ajuda para cirurgia em menino de 10 anos que pesa quase 200kg

Mesmo seguindo dietas recomendadas e tentando um tratamento com medicação, a mãe conta que o peso do filho segue aumentando

Geral

Menino catarinense vira destaque nacional imitando Silvio Santos e Luciano Hang

A mãe comenta que já pensava em se mudar para São Paulo, pois como estavam muito dias na cidade paulista isso facilitaria a carreira de Nikolas.

Geral

“Transparência das prefeituras deve ir além do discurso”, defende pesquisadora

A pesquisadora destaca também o papel das equipes de comunicação para a transparência das informações

Mais notícias

Utilidade Pública

Águas de Camboriú faz reforços de rede para aumentar eficiência no abastecimento

Os reforços de rede no sistema de abastecimento são fundamentais para gerar mais eficiência e segurança na distribuição de água durante todo o ano. Ao longo do ano passado, a Águas de Camboriú realizou diferentes […]

Coronavírus

Itapema aplicou mais de 1500 vacinas contra o coronavírus

O programa está disponível para público-alvo da primeira fase da imunização conforme o Plano Nacional