keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Médica de SC dá a luz ao primeiro bebê do Brasil imunizado contra a Covid-19

Médica trabalhou na linha de frente do combate ao vírus e recebeu duas doses da vacina quando estava grávida

X
Unsplash

O primeiro caso do Brasil, com comprovação, de que uma criança nasceu com imunidade para a Covid-19, pode estar na cidade de Tubarão, no Sul do Estado. A notícia só ganhou repercussão nos últimos dois dias. Até então alguns poucos profissionais do meio médico tinham conhecimento do fato. O bebê, que nasceu na segunda semana de abril é filho de uma médica de linha de frente do combate ao vírus na rede pública municipal, por isso a mãe recebeu as duas doses da Coronavac tão logo a vacina começou a ser aplicada em Santa Catarina.

Coletado no dia seguinte ao nascimento o sangue da criança foi submetido exames para detectar os reagentes ao vírus e mesmo com o resultado confirmando a imunização os testes foram avaliados ainda por outros especialistas. A mãe do menino tem 33 anos e engravidou enquanto trabalhava no combate ao coronavírus. A médica Talita Menegalli Izidoro disse ao jornal local Diário do Sul, que até então viu apenas um caso de uma mãe dos Estados Unidos que deu à luz a uma criança testada e comprovada imunizada em fevereiro deste ano. Já a Secretaria Municipal de Saúde promete ampliar os estudos sobre o assunto.

A enfermeira da gestão da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Dr Chaiana Esmeraldino Marcon ressalta ainda que o aleitamento materno pode ter contribuído ainda no reforço da imunidade da criança. Uma das buscas nos estudos que se seguem é saber a durabilidade dos anticorpos já que normalmente anticorpos herdados da mãe são de curta duração.

Foto: Divulgação

Fonte: ND+/João Paulo Messer

Coronavírus

SC recebe mais 153,8 mil doses de vacina contra a Covid-19

O estado já recebeu um total de 3.825.750 doses desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Coronavírus

Itapema realiza “Arraiá de Vacinação” contra a Covid-19 neste sábado (19)

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado (19/06) o Arraiá da Vacinação, com a distribuição de 500 senhas, a partir das 8h. O objetivo é incentivar as pessoas a comparecerem na vacinação contra o coronavírus. […]

Coronavírus

SC supera a marca de 3 milhões de doses aplicadas de vacina contra a Covid-19

O Governo de Santa Catarina deve receber na sexta-feira (18), mais 85.410 da vacina do fabricante Pfizer e 68.400 doses da vacina Coronavac contra a Covid-19.

Coronavírus

Criança de SC com AME é internada na UTI com Covid-19 e H1N1

Eloah Lemos da Silva, de três anos, de Tubarão, no Sul do Estado, foi internada na UTI

Mais notícias

Mundo

Grupo invade escola, mata policial e sequestra 80 alunos

Ataque é o terceiro sequestro em massa em três meses

Utilidade Pública

Obedecendo todos os protocolos de segurança, loja da Águas de Penha reabre

Colaboradores utilizam equipamentos de proteção e os clientes devem obedecer ao distanciamento entre as pessoas