keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mar tomando o que é dele? Buracos aparecem na praia de Balneário Camboriú

'Degraus' na areia chamaram atenção de turistas e moradores

Foto: Ivan Rupp

Chamou atenção de turistas e até moradores de Balneário Camboriú os ‘buracos’ que apareceram na Praia Central.  O local recebeu uma grande obra de alargamento, triplicando a faixa de areia Algumas pessoas chegaram a questionar se este “fenômeno” é algo natural ou seria o mar “tomando o que é dele”. Mas, de acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, isso é algo completamente normal e acontece pela própria ação das ondas do mar.

Mar toma o que é dele?

Uma das principais dúvidas em relação ao alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, e argumento utilizado diversas vezes em discussões na internet, que levaram o nome da cidade para os assuntos mais comentados, é o mesmo: o mar vai buscar o que é dele.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenz explicou o “mito” que pode sim ter um fundo de verdade. Nos próximos séculos, sim, o nível do mar deve subir e tomar o que, hoje, é terra. “Portanto, um dia, ‘o mar poderá vir buscar o que é dele’ e isso pode incluir sua casa, mas você precisará viver algumas centenas de anos para ver”, brinca.

O que existe e pode acontecer mais próximo de nós, é a sedimentação, causada pelo constante movimento do mar. A parte da praia que está sendo alargada e deve ficar submersa, se estendendo por cerca de 350 metros para dentro do mar.

Toda essa extensão submersa da praia é necessária para manter a parte emersa (a parte de fora) na largura projetada. Como a colocação de areia é feita de forma mecânica, utilizando a draga e o maquinário em terra, há um limite até onde essa areia poderá ser empurrada para dentro do mar. O trabalho de espalhar o restante da areia para a parte submersa da praia é do mar e dos ventos. “É a natureza trabalhando por nós”, afirma. As informações são do Portal ND+.

Fonte: ND+

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Uniedu: Governo do Estado concede 31 mil bolsas universitárias, recorde para o primeiro semestre

O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 também é um recorde

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Cidades

Pode faltar água em Porto Belo devido as obras de drenagem

O abastecimento das Ruas Hermógenes da Silva, Jacob Pereira Cruz, Antônio Stadler e Morro do Moreira está comprometido devido a esta manutenção

Cidades

Secretaria de Assistência Social promove capacitação do Cadastro Único em São José

Intuito do encontro é atualizar os profissionais e a sociedade civil sobre as mudanças realizadas pelo Governo Federal

Cidades

Porto Belo recebe dois novos veículos para a Secretaria de Saúde

Veículos serão utilizados para as demandas da Secretaria de Saúde

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil investiga morte de bebê de cinco meses em Criciúma

Óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações