keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Mais de um mês após ataque hacker, Ministério da Saúde não tem informações sobre criminosos

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

marcelo queiroga volta as aulas Visor Notícias
Reprodução/Twitter/Ministério da Saúde

Limbo

Mais de um mês depois do ataque hacker que paralisou as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e ConecteSUS, do Ministério da Saúde, as investigações permanecem no limbo. Embora a pasta posicione que o sistema já foi reestabelecido, ainda há instabilidades para o acesso aos dados sobre casos de Covid. Indagado pela Coluna sobre as investigações do ataque, o ministério diz que tomou as providências necessárias para abertura de processo junto às autoridades competentes e “que as credenciais de operador são bloqueadas sempre que uma irregularidade é identificada”.

GSI

Acionado pelo Ministério da Saúde logo após a detecção do ataque, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) se limita a posicionar que o órgão apenas normatiza a Segurança da Informação no âmbito da Administração Pública Federal: “Nesse caso, as investigações estão sob responsabilidade da Polícia Federal”.

STF

Procurada pela Coluna, a PF diz não comentar investigações em andamento. Está sobre a mesa do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pedido da oposição de investigação do ministro Marcelo Queiroga por conta do apagão de dados.

Lenha

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recorreu ao tom de pré-candidato ao não colocar lenha na fogueira de provocações do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre os preços de combustíveis.

Ignorado

Aliado e entusiasta da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), Lira cobrou do Senado a votação de projeto – aprovado pela Câmara – que muda o cálculo da tributação. Pacheco, apoiado e orientado pelos colegas, ignorou o presidente da Câmara e posicionou que o Senado fará sua parte votando, em fevereiro, dois projetos que já tramitam na Casa. 

Fiéis

Com discrição, a primeira-dama Michelle Bolsonaro tem intensificado os contatos com líderes evangélicos de todo o País. Alguns já até se encontraram com eventuais adversários, mas garantem que mantêm o voto fiel em Bolsonaro.

Vazamento

A partir da declaração do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que o presidente Jair Bolsonaro sabia, em 2018, que Flávio Bolsonaro era alvo de investigações, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) acionou o Ministério da Justiça cobrando instauração de inquérito para apurar vazamento na Polícia Federal.

Vice mulher

Deputadas e senadoras alinhadas ao Planalto iniciaram um movimento para que a vaga de vice na eventual chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) seja ocupada por uma mulher. Defendem o nome da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina – assídua no Palácio do Planalto e em eventos com Bolsonaro.

Portfólio

Levantamento da Associação Brasileira de Automação-GS1 aponta que a indústria retraiu o portfólio de produtos em 10,5% em 2021. A Taxa de Retração Industrial das médias e pequenas empresas (MPE) foi maior, de 20,7%.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Mais notícias

Saúde

Confira quais cidades de SC mais vacinaram contra a gripe

Os índices de cobertura vacinal permanecem abaixo das expectativas

Segurança

Ciclista é socorrido por bombeiros após se perder em trilha de Florianópolis

A equipe de resgate desenvolveu um plano de ação e navegou até o local indicado