keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Mais de mil pneus são recolhidos pelo Instituto do Meio Ambiente de SC

A população pode contribuir com a iniciativa entregando pneus nos pontos específicos e verificando todo objeto ou local onde tenha água parada, foco de reprodução do mosquito.

X
Foto: Divulgação IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) realizou mais uma ação do Programa Penso, Logo Destino que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto de resíduos sólidos. Na última semana, nos municípios de Angelina e Anitápolis, foram recolhidos 1.479 pneus.

Além de garantir a preservação ambiental, a iniciativa busca proteger a saúde de toda a população. Considerando o atual cenário epidemiológico em que Santa Catarina e o país se encontram, a correta destinação dos pneus inservíveis é importante para evitar a disseminação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

A ação do Instituto visa a retirada de pneus de locais abertos onde ocorre acúmulo de água e a destinação correta do material a fim de contribuir para a diminuição de pessoas infectadas, o que é fundamental, especialmente neste período de pandemia. A população pode contribuir com a iniciativa entregando pneus nos pontos específicos e verificando todo objeto ou local onde tenha água parada, foco de reprodução do mosquito.

Os pneus foram recolhidos pela Entidade Gestora RECICLANIP para destinação final ambientalmente correta. A ação teve a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e das Prefeituras de Angelina e Anitápolis. Este foi o primeiro recolhimento em 2021, mas soma-se a outras coletas efetuadas no ano passado. Com isso foram encaminhados cerca de 4.200 pneus.

Programa Penso, Logo Destino

O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Reciclagem e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

Logística Reversa

A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias que irão instalar pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, além de promover, em parceiras com as instituições parceiras, campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais.
Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde, as prefeituras municipais, entre outras entidades.

O Programa Penso, Logo Destino visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Alterações de trânsito na Marginal Oeste em Itapema são adiadas para próxima segunda-feira

Além disso, a rua 414 será sentido bairro Morretes e a rua 416 sentido Marginal Oeste

Geral

Governadora de SC determina força máxima para buscar e devolver os R$ 33 milhões aos cofres públicos

Daniela pediu força máxima no caso e acionou a Procuradoria-Geral do Estado para avançar nas buscas pelos valores

Geral

BR-282 na Grande Florianópolis terá interrupções no fluxo para corte de árvores

Motoristas que passam pela BR-282 no trecho entre os municípios de Águas Mornas e Rancho Queimado, na grande Florianópolis, devem ter atenção redobrada durante este mês de abril. Uma empresa contratada pelo DNIT (Departamento Nacional […]

Geral

Vereadores catarinenses querem legalizar a maionese verde

O texto tem como objetivo a legalização da maionese caseira em bares, lanchonetes e restaurantes do município de Içara

Geral

MP quer converter pena de prisão de casal que fez sexo no Caixa D’aço em multa e trabalho comunitário

A Justiça deverá marcar uma audiência com os réus para que eles saibam da proposta e para que decidam se aceitam ou não a transação penal oferecida pela promotoria de Justiça

Mais notícias

Geral

Alterações de trânsito na Marginal Oeste em Itapema são adiadas para próxima segunda-feira

Além disso, a rua 414 será sentido bairro Morretes e a rua 416 sentido Marginal Oeste

Turismo

Mirante do Encanto completa nove anos nesta terça-feira

Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar