keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Mais de mil pessoas participam do 3º Fórum Estadual de Cultura de Santa Catarina

O 3º Fórum Estadual de Conselhos Municipais de Cultura de Santa Catarina, encerrou sua jornada de 10 dias, nesse sábado, 1º de agosto. O Fórum proporcionou momentos de debate sobre a execução da Lei Aldir Blanc, e recolha de proposições quanto a sua aplicação, nas seis mesorregiões: Oeste, Norte, Serrana, Vale do Itajaí, Sul e Grande Florianópolis. E nas linguagens artísticas Audiovisual e Produtores Culturais; Cultura Popular, Diversidade, Patrimônio e Paisagem Cultural; Teatro, Dança, Música e Artes Visuais; e Livro, Leitura, Literatura, Biblioteca e Espaços Culturais. Além de uma abertura oficial e formação sobre a Lei.

 

Proporcionou o encontro e reencontro virtual dos conselheiros municipais e artistas de todo o estado, de gestores culturais, legisladores, juristas, ativistas e pensadores da cultura, todos imbuídos no desejo de participar do desenvolvimento das políticas públicas para o setor. Foram 746 inscrições, destes, 327 conselheiros municipais titulares ou suplentes. Reuniu nos 10 dias de Fórum em tempo real 1242 participantes, e os vídeos disponíveis no canal do YouTube do CEC até as primeiras horas de domingo, somavam mais de 3500 visualizações.

 

O Presidente do CEC, Marcelo Seixas, avalia que o Fórum além de cumprir com os objetivos inicialmente propostos, superou as expectativas e estimativas projetadas. “O 3º Fórum transbordou todas as previsões e desdobra-se em novas ações como fóruns municipais e instauração de instâncias de diálogo e pactuação por todo o território catarinense. Embora nem todas as dúvidas e incertezas que giram em torno da aplicabilidade da Lei Aldir Blanc em Santa Catarina e seus municípios tenham sido sanadas, certamente, aqueles que passaram pelo Fórum saíram com maior segurança para refletir e debater a seu respeito, o que facilitará ações propositivas melhores fundamentadas no âmbito de seus territórios de atuação”. Ainda ressalta que: “há que se avaliar, dada a situação de calamidade enfrentada, a necessidade de manutenção deste ambiente de aproximação, acolhimento e escuta que foi proporcionado”.

 

O Conselho Estadual de Cultura agradece a participação de todos, o apoio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, e do Comitê de Operacionalização da Lei Aldir Blanc, e comunica que na próxima reunião ordinária em 11 de agosto, divulgará o relatório com os indicadores e gráficos feitos a partir do formulário de inscrição. Os certificados, apresentações e materiais oriundos do Fórum serão enviados aos e-mails cadastrados na inscrição.

 

Cultura e Lazer

Música ‘Me Gusta’ da Anitta faz cantora aparecer pela primeira vez na lista da Billboard

Essa é a primeira vez que a artista entrou na parada musical mais importante do mundo

Cultura e Lazer

Duas experiências turísticas são apresentadas ao trade de Balneário Camboriú

Ação abriu as portas do Fun Museu e apresentou também a VouDeBalão

Cultura e Lazer

Fotógrafa de Porto Belo ganha prêmio internacional com ‘clic’ de gestante

Foram pouco mais de 100 vencedores no mundo todo divulgados até agora

Cultura e Lazer

Santa Catarina libera retomada gradual de cinemas, teatros e bibliotecas

Continua proibido o funcionamento de cinemas e teatros nas localidades com Risco Potencial Grave (laranja) ou Gravíssimo (vermelha)

Cultura e Lazer

Músico catarinense Gui Franzói lança single e inicia nova fase na carreira

O objetivo, segundo Gui, é seguir expandindo as experimentações, buscando novos ares para suas composições

Mais notícias