Mais de 700 meteoros foram registrados durante a última noite em Monte Castelo, no norte de Santa Catarina. O fenômeno, causado pela chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, foi registrado pela estação de monitoramento da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) na entre a noite de sexta e madrugada deste sábado (30).
De acordo com Jocimar Justino Souza, da Bramon, a SCA Delta Aquáridas do Sul é uma das melhores chuvas de meteoros para se observar no Brasil. “Os meteoros dessa chuva são chamados de delta aquarídeos do sul e provavelmente são formados por detritos do cometa 96P/Machholz, um cometa sungrazer (que passa raspando o Sol) de curto período, que a cada 6 anos passa a apenas 18,6 milhões de quilômetros do Sol”, explicou em uma rede social.
Segundo ele, em 2021 a estação de monitoramento de Monte Castelo já havia registrado cerca de 400 meteoros em uma noite próxima do dia de pico desta chuva. Agora em 2022, novo recorde. Cerca de 700 meteoros foram registrados na noite de 29 de julho e madrugada de 30 de julho. “Além dos meteoros desta chuva, também foram flagrados meteoros esporádicos e de outros radiantes ativos como os Alfa Capricornídeos por exemplo”, destacou.