João Henrique, de 8 anos, diagnosticado com Anemia de Fanconi, uma doença rara e sem cura que afeta a medula óssea, passou por um transplante em setembro no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. A cirurgia foi bem-sucedida, e o doador foi seu irmão caçula, Davi, de 2 anos, que era 100% compatível.
“No começo, eu estava muito assustada. Mas com o Davi sendo 100% compatível, as chances eram mínimas de dar errado”, relatou Ana Paula Machado Soares, mãe das crianças. Ela também mencionou que João e Davi possuem uma relação muito próxima, embora o pequeno Davi ainda não tenha consciência de que ajudou a salvar a vida do irmão.
A criança recebeu alta no dia 17 de outubro, mas precisa permanecer na cidade até janeiro de 2025 para acompanhamento médico, o que gera altos custos à família.
João (à direita) e Davi, seu irmão caçula. (Foto: Arquivo pessoal)
Atualmente, João e sua família estão em uma casa de apoio que oferece hospedagem e refeições principais. No entanto, os gastos com alimentação especial, necessária devido à dieta restrita do menino após o transplante, além de produtos de higiene e transporte para o hospital – três vezes por semana – não são cobertos. A família também enfrenta despesas com medicamentos manipulados, que custam R$ 93 a cada 15 dias, e com vitaminas, no valor de R$ 50.
Ana já solicitou apoio ao Governo do Paraná para a obtenção de alguns desses medicamentos, no entanto, o processo de liberação leva cerca de 30 dias, o que coloca a família em uma situação financeira difícil. Sem apoio governamental no momento, a família busca doações para conseguir cobrir os custos durante a permanência em Curitiba.
Para lidar com esses desafios, Ana Paula mantém uma campanha de arrecadação online, onde busca apoio para cobrir os custos com medicação e demais despesas durante o período em Curitiba. “A vaquinha está ativa desde janeiro, quando descobrimos a doença. Criamos a campanha para custear medicamentos e exames para o João ao longo deste ano, e agora precisamos novamente de ajuda”, explicou a mãe.
Quem desejar contribuir pode acessar o link da vaquinha online ou entrar em contato diretamente com Ana Paula pelo telefone e chave PIX: (51) 99553-6426 – Ana Paula Machado Soares.
O perfil no Instagram de Ana Paula também é atualizado frequentemente com informações sobre a saúde de João.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Especialista reforça importância da prevenção em meio ao aumento de internações infantis por bronquiolite, pneumonia e outras doenças em Santa Catarina
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade