keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Macaco lançou febre do brinquedo mais desejado pelas crianças ‘Pop-it’

Brinquedo tem mais de 40 anos e virou um fenômeno entre as crianças

X

Moda entre as crianças, o novo brinquedo do momento, que virou um verdadeiro fenômeno entre os pequenos, é os Pop-it. A peça de silicone coberta por pequenas saliências que podem ser empurradas de um lado para o outro, fazendo um barulho estranhamente satisfatório. É um tipo de “fidget toy” (brinquedo para inquietação, em tradução literal), ou seja, um brinquedo anti-stress para ficar mexendo naquele momento que as mãos estão inquietas.

Os pop-its surgiram aparentemente do nada no ano passado em lojas e na internet e neste ano se tornaram uma febre internacional. Mas o que parece ser uma moda que surgiu do dia para noite, na verdade, é um brinquedo de mais de 40 anos. Ele deve recente sucesso à influência de um macaco-prego da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que tem um grande número de seguidores nas redes sociais.

O original

O pop-it original foi ideia de dois designers de jogos: Theo e Ora Coster. Eles inventaram mais de 190 jogos, entre eles o Cara a Cara – um jogo de dedução que foi traduzido para vários idiomas ao redor do mundo.

Theo nasceu em Amsterdã em 1928 e foi colega de classe de Anne Frank, autora do diário que se tornou um dos mais conhecidos relatos do holocausto nazista. Theo sobreviveu à guerra vivendo com uma família não judia e abandonando seu nome de batismo, Morris Simon. Em 1955, ele foi para Israel de moto e acabou se mudando para lá, onde conheceu sua esposa, Ora, que era professora de arte. Juntos, eles criaram a empresa Theora Design.

A dupla começou fazendo objetos para as empresas darem como brinde, incluindo um palito de sorvete que também servia como brinquedo de montar. Isso rendeu dinheiro suficiente para permitir que eles se concentrassem no design de jogos.

Primeiro desenvolvimento do ‘pop-it’ em 1975

O primeiro pop-it teve uma inspiração trágica, quando a irmã de Ora, uma artista, morreu de câncer de mama em 1974. Ora contava que teve a ideia em um sonho. “Ela disse ao meu pai: ‘imagine um grande campo de seios, seios de senhora, em que você pode empurrar o mamilo.’ Ela era muito aberta, dizia o que estava em sua mente, para qualquer pessoa”, diz Boaz Coster, filho de Theo e Ora que hoje dirige a empresa com seu irmão Gideon.

“Ela foi até ele e disse: faça um tapete de mamilos para você apertar de um lado para o outro. E ele fez exatamente isso.” A dupla produziu alguns protótipos, mas a ideia não deu em nada, em parte porque o tipo de silicone com a qual os pop-its de hoje são feitos ainda não era amplamente disponível. Alguns anos atrás, os irmãos recuperaram a ideia de seus pais, que havia sido arquivada nos anos 70, e fecharam um acordo com a Foxmind, empresa de jogos de Montreal. O brinquedo foi reformulado como um jogo em que os jogadores se revezam para empurrar as bolhas e tentam evitar empurrar a última bolha. Lançado em 2014, o brinquedo acabou sendo comprado pela loja americana Target em 2019.

“Eles começaram a vender um pouco mais, mas ainda nada muito fora do normal, até que alguém criou alguns vídeos no TikTok e no Youtube”, conta Boaz. “Tinha um clipe específico com um macaquinho que pressiona de um lado e depois gira e aperta do outro lado. Foi a essência da ideia que nossos pais pensaram. O vídeo teve 500 milhões de acessos”, diz Boaz.

Garota propaganda

O nome do macaco influenciador era Gaitlyn Rae – uma fêmea, na verdade. Ela mora em Elizabeth City, Carolina do Norte, nos EUA, com seus tutores, Jessica Lacher, que possui uma fazenda, e Paul Lacher, que dirige uma empresa de irrigação.

“Alguém deu um pop-it de aniversário para ela”, disse Jéssica. “Foi a primeira vez que vimos o brinquedo. Não sei se era original. Mas então começaram a fazer todas essas outras marcas, e os fãs dela continuaram enviando e enviando. Temos caixas e mais caixas de pop-its.” A Amazon afirma que está trabalhando com a Foxmind para proteger seus direitos de propriedade intelectual, e os produtos oficiais estão listados com mais destaque na Amazon dos Estados Unidos.

Fonte: BBC

Cultura e Lazer

Médicos têm entrada gratuita no Aquário e Classic Car Show de Balneário Camboriú

Até domingo (24) médicos têm entrada gratuita no Oceanic Aquarium, Classic Car Show em Balneário Camboriú e no Museu do Automóvel de Pomerode

Cultura e Lazer

‘Auh late coração, cachorro late coração’; Cachorrinho de SC bomba com hit do TikTok

Hit do TikTok ganhou um personagem de peso, cãozinho fofo que roubou a cena na trend ‘Coração Cachorro’

Cultura e Lazer

1º Street Market leva itens exclusivos de produtores locais ao Porto Belo Outlet Premium

Inspirado nos mercados de rua de grandes centros ao redor do mundo, o 1º Street Market trará negócios correlacionados e itens diferenciados, não encontrados nas lojas

Cultura e Lazer

Brincadeiras de rua, música e oficina de culinária marcam o feriadão de Dia das Crianças no Porto Belo Outlet Premium

A agenda inicia no sábado, com a inauguração do primeiro pet park em um empreendimento outlet do país

Cultura e Lazer

Bombinhas, Itapema e Porto Belo serão palco do 3º Festirua

Festival proporciona gratuitamente ao público algumas apresentações que só circulam em grandes cidades

Mais notícias

Geral

Polícia procura pais de criança de 2 anos encontrada na rua em Itapema

A criança ainda não se expressa com clareza, por tanto não foi possível saber onde reside

Segurança

Pai e tio estupravam meninas de sete e 14 anos com o consentimento da mãe

Um caso chocante chamou a atenção de moradores de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, o pai e a mãe de duas crianças, de sete e 14 anos, foram presos envolvidos em um caso de […]