keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Luzes vistas no céu de Brusque chamam atenção de moradores

De acordo com o especialista, a constelação, assim chamada pelas luzes passarem uma em seguida da outra, tem como objetivo fornecer cobertura global de internet.

X
Foto: Divulgação | O Município

Pontos brancos em sequência vistos no céu de Brusque intrigaram moradores da cidade no último fim de semana. Imagens de um colar de luzes vistas no céu viralizaram nas redes sociais. Segundo o astrônomo Silvino de Souza, trata-se da constelação de satélites do projeto Starlink, da empresa americana aeroespacial SpaceX. As informações são do portal O Município de Brusque.

De acordo com o especialista, a constelação, assim chamada pelas luzes passarem uma em seguida da outra, tem como objetivo fornecer cobertura global de internet. “Os satélites vão fornecer internet banda larga para o mundo todo, que é a internet via satélite”, afirma o astrônomo.

Ainda de acordo com Souza, ao todo 60 satélites foram lançados e podem ser vistos a olho nu de tempos em tempos. “Tem fins de semana que eles estão mais brilhantes, logo após o lançamento, pois estão em órbita mais baixa”. O astrônomo explica ainda que as luzes artificiais são brilhantes porque refletem a luz do sol, formando um colar iluminado no céu. Os satélites do projeto Starlink foram vistos em mais lugares do Brasil neste fim de semana.

“Tem dias que será possível ver de manhã. Tem dias que será possível ver no final da tarde. Sempre um pouco antes do nascer do sol ou um pouco depois do pôr do sol. Tem dias da semana que eles passam mais brilhantes, depende da posição e do horário”, esclarece.

Ao todo, 2400 satélites ainda devem ser lançados à órbita da terra até a conclusão do projeto Starlink.

Fonte: O Município Brusque

Geral

Investimentos melhoram abastecimento no bairro São Miguel em Penha

A concessionária Águas de Penha investiu em um projeto de melhorias no abastecimento do bairro São Miguel. Arthur May, coordenador operacional da concessionária, explica que o projeto envolveu um conjunto de ações, sendo que uma […]

Geral

Atriz Tatá Werneck é criticada nas redes sociais por usar três máscaras no velório de Paulo Gustavo

Internautas acharam um “exagero” por parte da artista ir no local com “tanta proteção”

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Geral

Emasa encontra machado no esgoto durante limpeza de tubulação em BC

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município

Mais notícias

Segurança

Autor de chacina em Saudades recebe alta da UTI

Informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Regional de Chapecó

Segurança

Quatro pessoas da mesma família morrem em incêndio em SC

Quatro pessoas da mesma família morreram carbonizadas em um incêndio na manhã deste sábado (08) na cidade de São Domingos, no Oeste catarinense. A casa da família ficou destruída. Morreram no local um homem de […]