keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Lobo-marinho visita praia de Florianópolis

X

A Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, recebeu a visita de um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis), na manhã deste domingo, 19. O mamífero marinho, um juvenil, aparentava estar bem, usando as pedras apenas para descansar. Uma equipe de biólogos e veterinários da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), translocou o pinípede para um local menos movimentado para proporcionar melhor descanso.

A avaliação preliminar, feita com o uso de um termógrafo (aparelho que detecta a temperatura em diferentes pontos do corpo), constatou que o lobo-marinho-subantártico está aparentemente saudável, com bom escore corporal e responsivo (alerta). “Sem alterações à ausculta e temperatura normal”, informou a médica veterinária, Cristiane Kolesnikovas.  As unhas foram pintadas de vermelho para facilitar a identificação caso ele seja avistado novamente. 

Caso o encontre, ligue para o número de acionamento do PMP-BS, 0800 642 3341.

– Mantenha distância e ajude a isolar a área. Não use flash   – Ele pode tentar se defender caso se sinta ameaçado  – Afaste animais domésticos   – Não forneça alimento e nem o force a entrar na água   – Colabore com a conscientização e sensibilização da comunidade   – Molestar animais silvestres é crime previsto na Lei Federal 9.605/98

Em agosto de 2019, a R3 Animal registrou a presença de um indivíduo em Biguaçu. No mesmo mês, outro animal foi registrado pela Univille/PMP-BS, na região de São Francisco do Sul (SC). Mês passado, uma equipe do PMP-BS junto ao IPeC, em São Paulo, também registrou a ocorrência de um indivíduo em Ilha Comprida (SP).

O lobo-marinho-subantártico habita principalmente as ilhas ao norte da Convergência Antártica. Essa espécie pode ocorrer no litoral brasileiro, mas esta é uma migração errática, sendo poucos os relatos da presença desses indivíduos em nossa região. 

Cidades

Hospital Marieta fará tratamento com radioterapia em pacientes do SUS

O Hospital Marieta já ofertava o tratamento clínico por quimioterapia e as cirurgias oncológicas e agora complementará os tratamentos ofertados com a radioterapia

Cidades

Bombeiros impedem que incêndio consuma casa em Balneário Camboriú

Os bombeiros desligaram a energia e montaram uma linha direta para combater as chamas

Cidades

Duas crianças são encontradas na rua em Itapema com fome e frio

Uma lanchonete doou comida para as duas e, em seguida, funcionários acionaram a Polícia Militar para atender o caso

Cidades

Vídeo: Caça da FAB decola do aeroporto de Navegantes

O caça deve ser inaugurado no dia 23 de outubro, Dia do Aviador, em um voo inaugural que ocorre em Brasília

Mais notícias