keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Livro infantil sobre o Boi de Mamão será lançado em 10 de junho

Obra valoriza a cultura popular caiçara e incentiva inclusão

X
Divulgação

Uma das principais manifestações da cultura popular de Santa Catarina, o folguedo do Boi de mamão é tema do livro “Antônio e o Boi”, da autora Tábata Torres, que será lançado no dia 10 de junho. A obra literária tem o intuito de conectar crianças com os costumes e tradições do litoral catarinense, para incentivar, desde a infância, o conhecimento e a valorização da sua identidade. Além disso, contribui para a acessibilidade ao contemplar produções para portadores de deficiência visual e auditiva.

O lançamento acontece às 20h, em uma live no Instagram da autora (@ta.teconto). No evento, Tábata irá falar sobre o livro, seu processo como escritora e disponibilizará os canais de acesso ao conteúdo. O livro narra a história de amizade entre o menino Antônio e seu boi de estimação, que vivem em uma pequena comunidade pesqueira. “Por muito tempo procurei livros em formato de prosa para poder explicar para o meu filho pequeno o que era toda aquela encenação do folguedo do Boi de mamão”, relata Tábata. Com isso nasceu o primeiro livro publicado de sua carreira, ilustrado pelo artista Lelê Lou.

As ilustrações também foram pensadas para proporcionar a inclusão de crianças com dificuldades de baixa visão e similaridade com cores, como o daltonismo. A autora busca trazer acessibilidade para seus projetos e com “Antônio e o Boi” não foi diferente. Além de exemplares físicos, a obra conta com três versões digitais: em audiolivro, em audiolivro com audiodescrição (para descrever as imagens para pessoas com deficiência visual) e em vídeo com tradução em libras. Todos serão disponibilizados de forma gratuita.

O livro é resultado do projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Também conta com patrocínio de Lily Empreendimentos e GK Empreendimentos.

Sobre a autora
Tábata Torres – É designer de moda de formação e possui especialização em design gráfico, além de ser capista e diagramadora. Tábata é coautora em antologias da Editora Cartola e, desde 2017, atua como diretora de cultura na Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. É mãe, TDAH ansiosa e criativa e trabalha com acessibilidade digital nas redes sociais. Instagram literário @ta.teconto.

Sobre o ilustrador
Leandro Lougedo (Lelê Lou) – É quadrinista, ilustrador e muralista profissional. Leandro nasceu em Buenos Aires, na Argentina e formou-se na Escola de Artes Visuais de Martín A.Malharo, em Mar del Plata. Viajante por natureza, hoje vive no Brasil aperfeiçoando a sua arte. Instagram @leandrolougedo.

SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “Antônio e o Boi”
Onde: On-line por meio do Instagram @ta.teconto (https://www.instagram.com/ta.teconto/)
Quando: 10 de junho, às 20h
Mais informações: (47) 99243-2797, com Louise Stefany, ou (47) 99782-6662, com Bárbara Benetti

Fonte: Visor Notícias

Cultura e Lazer

“O seu passaporte para um mundo de sabores”, saiba como funcionará a 12ª edição do Balneário Saboroso

Conhecida pelos atrativos turísticos, praias e belezas naturais, Balneário Camboriú também é referência em gastronomia

Cultura e Lazer

Supermercado Comper homenageia Itajaí com pintura temática e destribuição de mudas

Intervenção artística e distribuição gratuita de mudas de plantas estão na programação especial deste feriado

Cultura e Lazer

Moradores de Itajaí ganham super desconto no passaporte para Oceanic Aquarium e Classic Car Show

Ambas as atrações estão localizadas na Barra Sul em Balneário Camboriú (SC) e seguem todas as regras sanitárias de enfrentamento ao coronavírus

Cultura e Lazer

Tradição viva! Idosa de 98 dança com tainha na mão em Bombinhas

A senhora, que é nativa de Bombinhas, tem 98 anos e mostra vitalidade com seus passos de dança e alegria estampada no rosto

Cultura e Lazer

Bosque da Esperança de Itapema ganha fonte especial

Novo local promete ser mais um ponto de visitação de moradores e turistas

Mais notícias

Economia

Programa Terra Boa distribui 200 mil sacas de sementes de milho

Com o Terra Boa, o agricultor recebe até cinco sacos de semente e devolve em sacos de milho no próximo ano, com o produto da colheita.

Geral

Família de Brusque se muda para a Espanha em busca de tratamento de imunoterapia para salvar filha pequena

Aos 4 anos de idade, Helena foi diagnosticada com câncer em estágio grave