keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Lei que viabiliza chegada do 5G em Santa Catarina começa a valer

Governo do Estado sanciona o Programa de Estimula à Implantação das Tecnologias Móveis

Reuters/Gonzalo Fuentes/Direitos Reservados

A Lei 18.442/2022 é de origem parlamentar e foi aprovada pelos deputados estaduais no início de junho. Na prática, a norma tem o objetivo principal de viabilizar a chegada do 5G (quinta geração de internet móvel) no estado. Para isso, coloca uma série de ações que deverão ser implantadas, como a promoção de um ambiente favorável à economia digital e o debate acerca dos ganhos e impactos da tecnologia 5G.

Prevê também o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações e o desenvolvimento de tecnologias.

A tecnologia de internet móvel 5G promete maior alcance e velocidade muito mais rápida. De acordo com especialistas, o sinal poderá ser até cem vezes mais veloz do que o 4G, disponível atualmente no Brasil.

A nova rede poderá permitir que quase tudo esteja conectado. Além disso, vai possibilitar o avanço de tecnologias como a telemedicina, os carros autônomos, e da chamada “indústria 4.0”, com toda a linha de produção automatizada.

Quando chega em Santa Catarina

Brasília foi a primeira cidade do país a receber o 5G. A tecnologia está disponível na Capital Federal desde a última quarta-feira (06). Em Florianópolis, o prazo máximo para que o 5G comece a funcionar é 29 de setembro, conforme cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No resto do estado, a tecnologia deverá estar disponível para a população até o final de 2029. Mas, para ter acesso à internet 5G, é preciso que o celular seja compatível. A Anatel divulgou uma lista com 68 aparelhos atualmente homologados para receber o 5G. A lista está disponível neste link.

RCN

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Equipamentos operacionais permanecerão no Porto de Itajaí durante processo de desestatização

Garantia foi dada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, durante reunião em Brasília

Geral

Menina de BC luta contra o tempo e precisa de R$100 mil para cirurgia

CONTRIBUA CLICANDO AQUI Uma menina de 11 anos, moradora de Balneário Camboriú, precisa de ajuda para arrecadar R$100 mil e poder levar uma vida normal. Geovana luta contra uma escoliose agressiva e dolorosa. O desvio […]

Geral

Atropelado em rally de velocidade, espectador será indenizado após amputação da perna

A recente decisão é do juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Itajaí, na região do Vale do Itajaí

Geral

Escola de cães-guias de BC precisa de famílias socializadoras e doações

Instituto Hellen Keller completou 22 anos de atuação em Balneário Camboriú e já formou inúmeros cães-guias

Mais notícias

Segurança

Professor é preso com fotos e vídeos pornográficos de alunas

Há ainda outro inquérito policial instaurado para apurar o crime de assédio sexual supostamente praticado pelo professor