keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Legislativo de Itapema pressiona para que obra da Subestação da CELESC saia do papel

No trâmite para a subestação de energia de Itapema sair do papel eram necessárias duas licenças.

Vereador Leo Cordeiro relembra luta pela Subestecao de Energia em Itapema Visor Notícias
Foto: Divulgação

A instabilidade na oferta de energia elétrica em Itapema deixou claro a necessidade de uma subestação para atender Itapema e região. Mas o trâmite para a conclusão dessa obra continua. Na Sessão Ordinária da última terça-feira(23/02), o Vereador e Líder do Governo, Léo Cordeiro (MDB), usou a Tribuna e relatou o histórico de ações do Legislativo, do Governo Municipal e das entidades de classe para a solução do caso.

Léo Cordeiro lembrou que em outubro de 2019 o município de Itapema doou uma área de 5728,00m2 no bairro Sertão do Trombudo, destinada à instalação da subestação de energia elétrica. Mesmo ainda não diplomado como vereador, Léo Cordeiro seguiu acompanhando de perto as ações para implantação da subestação.

Em dezembro de 2020, em parceria com o Sindicato da Construção Civil, Sinduscon, ele pleiteou uma agenda com o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, para abordar o licenciamento ambiental das obras. No trâmite para a subestação de energia de Itapema sair do papel eram necessárias duas licenças. Uma para a obra da construção, que foi obtida via município, de forma bem rápida e resolutiva. E uma segunda para a construção da linha de transmissão, que viria do município de Camboriú, passaria por Itapema e seguiria para Porto Belo. Esse segundo documento envolveria a Licença Ambiental de Instalação (LAI), liberada pelo Estado por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Em 25 de janeiro deste ano, já diplomado vereador, Léo Cordeiro esteve na regional da Celesc acompanhado dos também legisladores Jean Idimar da Silva (MDB) e Alexandre Xepa (PP). A comitiva de Itapema foi recebida pelo gerente regional da Celesc, que informou ter conseguido a licença. Mas percebeu-se que a documentação do IMA não havia sido liberada. Sabendo da demanda da Subestação, a Deputada Estadual Paulinha (PDT), que esteve no Sinduscon, interveio junto ao IMA para a obtenção da LAI (Liberação Ambiental de Instalação) de toda a obra da Subestação da Celesc

Usando a Tribuna, o Vereador Léo Cordeiro agradeceu o empenho da Deputada na causa. “Quero aqui pedir a Vereadora Beth Rocha (PSD) que repasse nossos agradecimentos a Deputada Paulinha que, após participar de uma reunião no Sinduscon, foi pessoalmente ao IMA-SC e conseguiu dar a agilidade necessária para a liberação da LAI de toda a obra. Uma liberação que aconteceu na semana passada, há poucos dias, de uma obra muito importante para a nossa cidade”.

Léo Cordeiro também destacou o empenho de todo o legislativo na resolução da burocracia envolvendo a LAI. “Quero aqui destacar que cada um dos vereadores pôde empenhar-se, da maneira que conseguiu, para termos esse resultado. Agora, a Construção da Subestação é um ganho para todo o município de Itapema”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Utilidade Pública

Taxa criada em Indaial é alvo de ação do Ministério Público

A ação questiona se é justo cobrar essa taxa junto ao IPTU, pois o IPTU já deveria cobrir esses serviços

Utilidade Pública

Iniciado o prazo para renovação do alvará temporário em Itapema

A renovação teve início no dia 1º de abril e se estenderá até 30 de junho

Utilidade Pública

Nova fragata da Marinha é construída em Itajaí

O Programa de Construção das Fragatas Classe Tamandaré, visa modernizar a frota da Marinha Brasileira com quatro novos navios de guerra

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave