keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Legislativo de Itapema pressiona para que obra da Subestação da CELESC saia do papel

No trâmite para a subestação de energia de Itapema sair do papel eram necessárias duas licenças.

X
Foto: Divulgação

A instabilidade na oferta de energia elétrica em Itapema deixou claro a necessidade de uma subestação para atender Itapema e região. Mas o trâmite para a conclusão dessa obra continua. Na Sessão Ordinária da última terça-feira(23/02), o Vereador e Líder do Governo, Léo Cordeiro (MDB), usou a Tribuna e relatou o histórico de ações do Legislativo, do Governo Municipal e das entidades de classe para a solução do caso.

Léo Cordeiro lembrou que em outubro de 2019 o município de Itapema doou uma área de 5728,00m2 no bairro Sertão do Trombudo, destinada à instalação da subestação de energia elétrica. Mesmo ainda não diplomado como vereador, Léo Cordeiro seguiu acompanhando de perto as ações para implantação da subestação.

Em dezembro de 2020, em parceria com o Sindicato da Construção Civil, Sinduscon, ele pleiteou uma agenda com o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, para abordar o licenciamento ambiental das obras. No trâmite para a subestação de energia de Itapema sair do papel eram necessárias duas licenças. Uma para a obra da construção, que foi obtida via município, de forma bem rápida e resolutiva. E uma segunda para a construção da linha de transmissão, que viria do município de Camboriú, passaria por Itapema e seguiria para Porto Belo. Esse segundo documento envolveria a Licença Ambiental de Instalação (LAI), liberada pelo Estado por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Em 25 de janeiro deste ano, já diplomado vereador, Léo Cordeiro esteve na regional da Celesc acompanhado dos também legisladores Jean Idimar da Silva (MDB) e Alexandre Xepa (PP). A comitiva de Itapema foi recebida pelo gerente regional da Celesc, que informou ter conseguido a licença. Mas percebeu-se que a documentação do IMA não havia sido liberada. Sabendo da demanda da Subestação, a Deputada Estadual Paulinha (PDT), que esteve no Sinduscon, interveio junto ao IMA para a obtenção da LAI (Liberação Ambiental de Instalação) de toda a obra da Subestação da Celesc

Usando a Tribuna, o Vereador Léo Cordeiro agradeceu o empenho da Deputada na causa. “Quero aqui pedir a Vereadora Beth Rocha (PSD) que repasse nossos agradecimentos a Deputada Paulinha que, após participar de uma reunião no Sinduscon, foi pessoalmente ao IMA-SC e conseguiu dar a agilidade necessária para a liberação da LAI de toda a obra. Uma liberação que aconteceu na semana passada, há poucos dias, de uma obra muito importante para a nossa cidade”.

Léo Cordeiro também destacou o empenho de todo o legislativo na resolução da burocracia envolvendo a LAI. “Quero aqui destacar que cada um dos vereadores pôde empenhar-se, da maneira que conseguiu, para termos esse resultado. Agora, a Construção da Subestação é um ganho para todo o município de Itapema”.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Pavimentação asfáltica na rua 440 deve ficar pronta em até 15 dias, no Bairro Morretes, em Itapema

Na obra de 1600 metros também estão previstos a recomposição de meio-fio e padronização de calçadas.

Utilidade Pública

Governo de SC anuncia quase R$ 10 milhões investimento nas escolas

O valor será distribuído às 1.064 unidades escolares da rede estadual para compra de materiais e serviços cotidianos, beneficiando cerca de 540 mil alunos.

Utilidade Pública

Balneário Piçarras lança Campanha Vacina Solidária

Iniciativa consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis durante a vacinação contra a Covid-19

Utilidade Pública

Governo de Porto Belo adquire novos veículos

Dois dos veículos foram pagos com recursos próprios do Município e um deles através de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Patrício Destro.

Utilidade Pública

Piçarras promove castração gratuita em parceria com ONG Capvara

A preferência é dada para fêmeas, animais de rua e pessoas de baixa renda”, explica André Cardoso, diretor de Atenção Primária a Saúde.

Mais notícias

Economia

Consumo de gás natural em Santa Catarina cresceu 8,5% em março

Entre os setores que utilizam gás natural, o destaque no consumo foi a indústria

Cidades

Audiência Pública discute LDO e PPA em Porto Belo

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, - LDO, estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento